[weglot_switcher]

Yellen quer um imposto mínimo global sobre as empresas

A Secretária do Tesouro norte-americana quer trabalhar com os países do G20 para chegar a um acordo sobre um imposto mínimo corporativo sobre empresas para pôr fim ao dumping fiscal. 
  • Carlos Barria/Reuters
5 Abril 2021, 17h25

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, disse esta segunda-feira que está a trabalhar com os países do G20 para chegar a um acordo sobre um imposto mínimo corporativo sobre empresas para pôr fim ao dumping fiscal.

A ex-presidente da Reserva Federal norte-americana defendeu ser importante “acabar com as pressões da competição tributária” e garantir que os governos “tenham sistemas tributários estáveis que aumentem suficientemente as receitas em bens públicos essenciais e respondam às crises e que todos os cidadãos partilhem de forma justa o fardo de financiar o governo”.

Num discurso esta segunda-feira no Chicago Council on Global Affairs, citada pela Reuters, Janet Yellen disse que iria usar a sua participação nas reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que decorrem esta semana, para avançar no debate sobre alterações climáticas, melhor acesso às vacinas e encorajar os países a apoiar uma recuperação global forte.

Segundo uma fonte do Governo, citada pela Reuters, os Estados Unidos quer usar a própria legislação tributária para evitar que as empresas transferissem lucros ou residência para países fiscais e incentivar outros países a trilhar o mesmo caminho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.