[weglot_switcher]

Yunit e Santander lançam simulador para aproximar fundos europeus das PME

O Simulador PT2030 – com capacidade para simular mais de um milhão de combinações de projetos de investimento empresariais – permite obter um diagnóstico inicial em menos de seis minutos, com estimativas da taxa de incentivo e do montante a fundo perdido, ajustadas ao setor, à localização e à dimensão da empresa.
7 Maio 2025, 13h14

A Yunit Consulting, em parceria com o Santander Portugal, lançou uma plataforma digital intuitiva e gratuita, desenhada para simplificar o acesso das empresas portuguesas aos incentivos financeiros do Portugal 2030, a que baptizou de Simulador PT2030.

O Simulador PT2030 – com capacidade para simular mais de um milhão de combinações de projetos de investimento empresariais – permite obter um diagnóstico inicial em menos de seis minutos, com estimativas da taxa de incentivo e do montante a fundo perdido, ajustadas ao setor, à localização e à dimensão da empresa.

Com uma margem de precisão de 97% nas simulações testadas, a ferramenta já está a ser utilizada pelo Santander para enquadramento de clientes empresariais.

O banco explica que a nova ferramenta permite simular a elegibilidade dos projetos empresariais, estimar o montante de apoio a fundo perdido e comparar os diferentes cenários de financiamento com base nos critérios oficiais dos avisos em vigor.

Este lançamento representa apenas a primeira fase de uma solução que “será continuamente atualizada com novas funcionalidades, de acordo com os avisos do Portugal 2030 e o feedback dos utilizadores”, garante o banco.

“Durante anos, a complexidade dos sistemas de incentivos afastou muitas PME dos fundos comunitários, contribuindo para decisões de investimento adiadas ou abandonadas. Com o Simulador PT2030, a Yunit Consulting e o banco Santander assumem um compromisso claro com a democratização da informação e a autonomia dos gestores e empresários, colocando nas suas mãos uma ferramenta prática, rápida e transparente”, refere a instituição.

A plataforma cobre, nesta primeira fase, os seguintes sistemas de incentivos SICE Inovação Produtiva, (Projetos da Indústria e Turismo) SIID Investigação e Desenvolvimento Empresarial (atualizado com o aviso lançado a 28 de fevereiro de 2025), SICE Qualificação das PME e SICE Internacionalização das PME.

Além da simulação, a plataforma permite iniciar, com o apoio da Yunit Consulting, o processo de candidatura formal, revela o banco liderado por Pedro Castro e Almeida.

Após cada simulação, os utilizadores podem clicar em “Candidatar Projeto” e receber o contacto da equipa de consultores especializados da Yunit Consulting em até 48h úteis.

“O Simulador PT2030 não é apenas uma ferramenta tecnológica, é um verdadeiro instrumento de empoderamento empresarial que representa uma mudança de paradigma, em que o acesso aos fundos deixa de ser um labirinto burocrático e passa a estar nas mãos dos empresários e gestores. Com este simulador, proporcionamos autonomia, confiança e visão a quem quer investir com ambição”, afirma Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting.

Amílcar Lourenço, administrador executivo do Santander Portugal, salienta que “queremos transformar a experiência de acesso aos fundos europeus. Quando se tem uma bússola informativa clara, o risco diminui, a confiança aumenta e as empresas crescem com mais solidez. E é isso que o Simulador PT2030 permite aos gestores e empresários”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.