A zona euro registou um excedente do comércio internacional de bens de 40,4 mil milhões de euros no segundo trimestre, abaixo de 55,3 mil milhões de euros no trimestre anterior. É o quarto trimestre consecutivo de excedente, depois de um período de défices entre o quarto trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2023 devido sobretudo aos custos com a energia.
Os dados publicados esta segunda-feira pelo serviço estatístico europeu, o Eurostat, mostram que os excedentes no segundo trimestre do ano foram registados nos segmentos de maquinaria e veículos (56,9 mil milhões de euros), químicos e materiais relacionados (59,3 mil milhões), mas também bens alimentares e bebidas (13,9 mil milhões).
Estes excedentes superaram os défices observados nos segmentos da energia (-88,4 mil milhões) e das matérias-primas (-6,3 mil milhões), revela o Eurostat.
No segundo trimestre, os bens importados de países extracomunitários aumentaram 3,4% em comparação com o trimestre anterior, enquanto as exportações subiram apenas 0,7%.
As importações, refere o gabinete de estatística europeu, cresceram depois de seis trimestres consecutivos de queda. Já as exportações subiram pelo terceiro trimestre consecutivo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com