A informação é avançada pelo Washington Post, mas foi divulgada por um meteorologista da agência MeteoFrance. A cidade de Ahavaz, capital de província de Juzestán, no Sudoeste do Irão, registou temperaturas extremas e chegou aos 53,7 graus, esta quinta-feira durante o período da tarde.
De acordo com Etienne Kapikian, este é um novo recorde absoluto da temperatura mais alta alguma vez registada no Irão, num mês de junho e pode, mesmo, ser o recorde da temperatura mais extrema registada no planeta.
O Weather Underground vai mais longe, e sustenta que a temperatura chegou aos 54 graus centígrados às 16:51, hora local. Mas a sensação real era, devido à falta de humidade, a de um calor ainda mais extremo e sufocante, de 61, 2 graus.
A ser verdade, diz o Washigton Post, estas são as temperaturas mais altas alguma vez registadas no planeta Terra, nos tempos modernos, a par de outros recordes como os 54 graus registados em Mitribah, no Kuwait, em 2016 ou quando o termómetro alcançou os 53,5 graus na cidade paquistanesa de Turbat, a 28 de maio, provavelmente a mais alta de sempre num mês de maio na Ásia e no mundo.
É certamente uma das temperaturas mais extremas de sempre, resta saber se o recorde vai ser atestado pela Organização Meteorológica Mundial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com