O Banco BNI Europa anunciou que vai iniciar a comercialização do produto Hipoteca Inversa em Espanha em parceria com a Óptima Mayores, principal consultor financeiro Espanha especializado neste segmento.
Em Portugal o BNI não conseguiu lançar o produto, mas em Espanha já está aprovado.
A hipoteca inversa é o contrário de uma hipoteca convencional. É destinada a um segmento sénior da população, tendencialmente com idade superior a 65 anos, e permite aos proprietários de uma habitação (livre de encargos, completamente ou quase na totalidade) obterem um empréstimo, dando a casa como garantia — mas continuando a residir nela. É uma forma de tirar partido do valor do património imobiliário, sem o vender ou alugar.
Caso as pessoas saiam da casa apenas em caso de morte, os herdeiros podem pagar a dívida se quiserem ficar com o imóvel ou têm um período para o vender e pagar a dívida ao banco. Caso contrário, será o banco a ficar com o imóvel para saldar a dívida, como acontece em qualquer crédito hipotecário.
Segundo Jorge Delgado, responsável pela área de Crédito Hipotecário, “a hipoteca inversa destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, detentoras de um imóvel de habitação própria e que necessitam de liquidez, funcionando como um complemento à sua pensão.”
Como refere Pedro Pinto Coelho, CEO do Banco BNI Europa, “O Banco BNI Europa acredita que o mercado espanhol é particularmente interessante resultante da elevada percentagem da população detentora de imóvel de habitação própria e pelo facto da nossa oferta ser complementar ao produto de renda vitalícia já existente neste mercado.”
De acordo com Ángel Cominges, Diretor Executivo da Óptima Mayores, “a Óptima está muito satisfeita em poder colaborar com o Banco BNI Europa, por ser uma instituição financeira que aposta da inovação e está disponível para explorar soluções que vão de encontro às necessidades dos nossos clientes.”
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com