[weglot_switcher]

Petróleo cai abaixo de 70 dólares por barril pela primeira vez desde final de 2021

O colapso do Silicon Valley Bank continua a agitar os mercados, com a cotação do WTI, negociado em Nova Iorque, a cair abaixo dos 70 dólares por barril pela primeira vez desde o final de 2021.
15 Março 2023, 12h23

O petróleo West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recuou esta quarta-feira abaixo dos 70 dólares por barril pela primeira vez desde o final de 2021. O colapso do Silicon Valley Bank continua a agitar os mercados, com os receios a persistirem entre os investidores.

De acordo com a “CNBC”, a cotação do WTI descia 1,56% para 70,24 dólares por barril, tendo atingido um mínimo de 69,76 dólares durante a sessão. Já o Brent, negociado em Londres e que serve de referência para o mercado europeu, recuava 1,58% para 76,21 dólares por barril.

Na terça-feira, tanto o WTI como o Brent caíram mais de 4% para mínimos de três meses, pressionados pela falência do Silicon Valley Bank na semana passada e pelos receios de contágio a outros bancos.

A queda do banco também tem afetado o mercado acionista. Na Europa, o Stoxx 600, o índice de referência que agrega as 600 maiores cotadas europeias, recuava mais de 2%, com todos os sectores em queda.

Destaque para o sector bancário, com as perdas a ultrapassarem os 6%. Entre os bancos europeus, houve vários com a cotação suspensa. Foi o caso do Credit Suisse, cujos títulos caíram mais de 20% depois de o seu maior acionista descartar investir mais no banco suíço dada a forte queda das ações.

Vários bancos italianos foram também sujeitos a suspensões de cotação automáticas após fortes quedas das ações, incluindo o UniCredit, o Finecobank e o Monte Dei Paschi.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.