Há uma portuguesa entre as 25 mulheres líderes em tecnologia financeira da Europa para 2023, segundo o Financial Technology Report. É Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.
Segundo o ranking, a presidente executiva da SIBS está em 13.º lugar.
A publicação revela que à medida que o sector financeiro avança na sua rápida evolução para experiências digitais mais eficientes, estas mulheres líderes estão a alargar as fronteiras através de pagamentos globais, gestão de dinheiro, compliance, trocas cambiais, gestão de big data, e uma série de outras áreas.
As mulheres de sucesso que foram reconhecidas este ano pelo relatório foram selecionadas pela sua capacidade demonstrada de liderança, pela sua profunda experiência e pelo seu impacto no sector das fintech em geral. “Deram contributos inestimáveis para o panorama fintech na Europa e em todo o mundo”, lê-se no relatório.
Madalena Cascais Tomé juntou-se à SIBS como CEO em 2015. Anteriormente, foi Diretora de Operações Comerciais da Portugal Telecom, bem como Directora de Canais Remotos e Canais Online e Novos Canais para PMEs. Antes da Portugal Telecom, foi gestora de projetos na McKinsey & Company, abrangendo banca, seguros, telecomunicações, e distribuição. Foi também consultora de renome para a banca de retalho e marketing estratégico.
No início da sua carreira, integrou a unidade de consultoria empresarial da Arthur Andersen/Deloitte. Licenciou-se em matemática aplicada no ISEG e tem uma pós-graduação em pesquisa de mercado e CRM pela Universidade Nova de Lisboa.
A liderança do ranking cabe a Trudy Ross que é a Chief Operating Officer (CEO) da Quantile, que é líder no fornecimento de serviços de optimização pós-negociação às maiores instituições financeiras a nível mundial. Ao reduzir o risco, capital, e os “notional requirements” a Quantile aumenta a liquidez do mercado e acelera um sistema financeiro mais seguro que é melhor para todos.
A número dois é a CEO do IG Group (líder mundial em trading de derivados), June Felix. A número três é Lynda Strutton, CEO da Tribe Payments,
Tribe é um acquirer e emissor certificado globalmente com múltiplos “card schemes” e a sua carteira de produtos inclui soluções de Banca Digital, Open Banking, Risk Monitor, 3D Secure e Payment Gateway.
Em quarto surge Camila Witt, CEO da empresa dinamarquesa de pagamentos Inpay. Por fim o TOP 5 é completo com Irina Chuchkina, chief marketing officer da Thunes, a rede cross-border de pagamentos B2B, com sede em Singapura.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com