O Presidente do Brasil, Lula da Silva, reuniu-se este sábado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcando o primeiro dia de agenda oficial de Lula em Portugal. Em conferência de imprensa, depois de uma reunião privada, Marcelo lembrou que esta é a sétima visita de Lula a Portugal, sendo o primeiro encontro dos dois em território nacional.
O Presidente da República portuguesa citou o seu antecessor, Cavaco Silva, que recebeu Lula da Silva por quatro vezes, lembrando que “os grandes líderes distinguem-se pela sua capacidade de traduzir ideais em realizações concretas e mobilizadoras de esperança”. “Eu não diria melhor”, ressalvou ao jornalistas.
Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que a visita de cinco dias de Lula da Silva a Portugal ocorre na sequência de um convite que o próprio formulou, para que o presidente brasileiro visitasse a “pátria irmã”.
O presidente português abordou ainda a “relação de 200 anos de afetos” entre os dois países, assumindo que são “povos irmãos para sempre”.
Por sua vez, Lula da Silva indicou que “é sempre com grande prazer que me reúno com os meus amigos portugueses”. “É a primeira visita de Estado à Europa no meu terceiro mandato”, destacou ainda na conferência.
O presidente brasileiro notou ser preciso mais ousadia nas relações económicas entre os dois países. “Pensamos que precisamos de conversar pouco, porque Portugal é amigo do Brasil mas não é assim”, disse. Lula considerou ainda que o papel de um presidente é “abrir a porta” a quem “sabe fazer negócio”.
“Se é verdade que Portugal descobriu o Brasil, é verdade que os brasileiros descobriram Portugal no século XXI”, referindo-se ao fluxo migratório de cidadãos brasileiros rumo a Portugal. Lula destacou ainda que não são apenas os pobres que vêm para Portugal mas que o país já começou a atrair os profissionais liberais e as classes altas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com