O ministro das Infraestruturas, João Galamba, mandou classificar vários documentos que fazem parte do Sistema Geral de Segurança da IP num despacho datado de 21 de abril. De acordo com o “Público”, este é uma decisão que não acontece noutros países e que a maioria da documentação está na posse de outras entidades, como corporações de bombeiros, empreiteiros, subempreiteiros e Proteção Civil.
Os documentos, agora em segredo de Estado, são ficheiros operacionais que os trabalhadores da IP e fornecedores usam no dia a dia para assegurar a operação e manutenção das linhas ferroviárias.
O diário acrescenta que o gabinete do ministro se recusou a divulgar o conteúdo do despacho mas que a data do pedido de classificação coincide com um pedido de acesso, por parte da publicação, a documentos que fazem parte do processo para conceder à IP autorização de segurança.
Com o “Público” a insistir no envio dos documentos, Galamba classificou-os como segredo de Estado. O jornal lembra que a classificação destes documentos tem consequências porque implica restrições a nível de acesso e torna a gestão do Sistema Geral de Segurança da IP mais complexa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com