O Infarmed sublinhou a importância dos medicamentos genéricos em Portugal, este sábado, dia em que se celebra o Dia Nacional do Medicamento Genérico.
“Nos últimos anos, os medicamentos genéricos têm desempenhado um papel de extrema importância no sistema de saúde português”, destacou o Infarmed.
O Instituto lembra que “um dos principais benefícios da introdução dos medicamentos genéricos em Portugal é de facto a possibilidade de redução de custos para os cidadãos e para o Estado, tornando os tratamentos mais acessíveis e atenuando o custo para o sistema de saúde”.
Como Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o INFARMED, I.P. desempenhou um papel preponderante na entrada de medicamentos genéricos no nosso país.
“Outra vantagem dos medicamentos genéricos é a sua intercambialidade, o que significa que após a prescrição por substância(s) ativa(s), o cidadão pode optar por adquirir o medicamento de marca ou o genérico equivalente”, informou o Infarmed.
Rui Santos Ivo, atual presidente do INFARMED, que acompanhou de perto a introdução dos medicamentos genéricos em Portugal, salientou que os genéricos são “uma ferramenta essencial para o equilíbrio da sustentabilidade do sistema” e que a sua implementação no nosso país exigiu uma enorme mobilização da instituição nas suas várias áreas de intervenção”.
“Tivemos que nos envolver todos para conseguirmos que Portugal passasse a ter também uma política de genéricos forte, para que as pessoas pudessem dispor de medicamentos com a mesma qualidade, com a mesma segurança e com a mesma eficácia mas a custo mais baixo”, recordou Rui Santos Ivo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com