[weglot_switcher]

Alemanha não vai comparticipar medicamento para perder peso

Uma lei alemã com várias décadas de existência proíbe os planos de saúde públicos de pagar por medicamentos para perda de peso, colocando-os ao lado de comprimidos para impotência ou calvície.
Chip East / Reuters
10 Julho 2023, 13h08

A Novo Nordisk vai começar a vender o popular medicamento para obesidade Wegovy na Alemanha este mês, mas apenas pessoas que pagam do próprio bolso ou têm planos de saúde privados poderão obtê-lo.

Segundo a “Reuters”, uma lei alemã com décadas proíbe os planos de saúde públicos de pagar por medicamentos para perda de peso, colocando-os ao lado de comprimidos para impotência ou calvície, como se o problema se tratasse de uma escolha de estilo de vida, e não uma necessidade de saúde.

Isso significa que o custo do Wegovy, cujo preço de tabela nos EUA é de 1.350 dólares por mês, não será reembolsado para 90% dos alemães cobertos por tais planos. A Novo Nordisk ainda não definiu um preço para a Wegovy na Alemanha, o maior mercado farmacêutico da Europa.

A postura da Alemanha em relação aos medicamentos para a perda de peso está entre as mais rígidas, embora a proporção de cidadãos com excesso de peso esteja acima da média da União Europeia.

Alguns médicos argumentam que Wegovy poderá ajudar a conter uma vaga de doenças relacionadas com o peso, como doenças cardíacas ou dores nas articulações, que são consideradas caras de se tratar.

Martin Merkel, professor de medicina e membro da Sociedade Alemã de Endocrinologia, disse que o medicamento oferece uma “oportunidade muito, muito boa” para reduzir o peso e prevenir doenças subsequentes.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.