O Instituto Rodrigo Guimarães anunciou, esta quarta-feira, que lançou um programa de empreendedorismo com prémio no valor de 30 mil euros.
O programa chamado Step Up to Start Up destina-se, segundo o Instituto, “a jovens dos 16 aos 18 anos, que frequentam do 10º ao 12º ano de escolaridade. Jovens que vão tomar decisões sobre o seu futuro e que serão a próxima geração de empreendedores”. As candidaturas ao programa decorrem até dia 23 de dezembro.
“Vão ser desafiados 100 grupos de jovens do norte ao sul do país para participarem em equipas de três a cinco alunos. Através de oito missões com a duração total de 12 semanas, estes jovens vão ultrapassando as diversas etapas numa plataforma online desenvolvida pela Miles in the Sky da escola 42”, informou o Instituto.
Os cinco grupos finalistas neste concurso, que vão contar com a ajuda de mentores, “vão apresentar a sua ideia no Last Step perante um júri, recebendo o vencedor um prémio de 30.000 euros para colocar a sua ideia em prática”.
Segundo Rita Silveira Botelho diretora do Instituto, “vamos facultar as ferramentas aos jovens para que estes construam o seu próprio futuro e conheçam os seus talentos. Dar voz às ideias que fervilham nas mentes jovens que podem impactar esta geração”.
“Vamos fazê-lo num ambiente que os jovens conhecem, online e de forma que aprendam, desfrutando desta experiência”, acrescentou Rita Silveira Botelho.
Por sua vez, Nadim Habib, professor de empreendedorismo na Nova SBE, sublinhou que o importante é “fazê-los [aos estudantes] questionar e identificar problemas para resolverem, e alterarmos o mindset dos nossos jovens”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com