[weglot_switcher]

Madeira: JPP defende apoio extraordinário a produtores de cana-de-açúcar afetados pelo temporal

O JPP referiu que a rentabilidade dos produtores de cana-de-açúcar “tem sido precária” e que os Engenhos veem os ganhos aumentar significativamente. “Basta visitar um supermercado para constatar que o Rum da Madeira aumentou, em alguns casos, 40% enquanto o agricultor continua a receber uma miséria. Isto não pode acontecer”, disse Élvio Sousa.
27 Outubro 2023, 14h07

O Juntos pelo Povo (JPP) vai entregar na Assembleia Legislativa da Madeira um projeto de resolução que defende a atribuição de um apoio extraordinário, com carater de urgência, para os produtores de cana-de-açúcar que foram prejudicados pelo temporal que atingiu a Madeira na semana passada.

“O governo precisa agir com urgência para apoiar os agricultores prejudicados não apenas devido ao último temporal, mas também devido à remuneração inadequada que recebem”, disse o líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, durante uma visita aos Canhas, na Ponta do Sol, que teve como propósito os prejuízos causados pelo vento que atingiu a Região na semana passada.

Élvio Sousa lembrou que os produtores de cana-de-açúcar recebem apenas 0,34 cêntimos por quilo de cana e 340 euros por tonelada.

“Os agricultores são confrontados agora com prejuízos significativos, enfrentando perdas superiores a dois mil euros como é caso de Rosário Pessegueiro, produtora de cana sacarina aqui nos Canhas”, diz Élvio Sousa.

O líder do JPP considera necessário encontrar soluções para estes prejuízos com o intuito de se evitar “a perda de rendimentos e garantir que a nossa sociedade seja mais justa e solidária”.

Élvio Sousa salientou que os agricultores enfrentam um cenário “muito difícil” devido ao aumento da “mão de obra, dos adubos e dos fatores de produção”.

O líder parlamentar do JPP sublinhou que a rentabilidade dos produtores de cana-de-açúcar “tem sido precária, enquanto os Engenhos veem os seus ganhos aumentar significativamente. Basta visitar um supermercado para constatar que o Rum da Madeira aumentou, em alguns casos, 40% enquanto o agricultor continua a receber uma miséria. Isto não pode acontecer”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.