[weglot_switcher]

Albuquerque aposta no investimento energético e hídrico para reduzir combustíveis fósseis

O presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, disse que outra das áreas de aposta do Governo Regional da Madeira passará pelo desenvolvimento do hidrogénio verde.
15 Novembro 2023, 09h39

O presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, disse que o Governo Regional vai realizar investimentos essenciais na energia e ao nível hídrico de modo a que se reduza a exposição aos combustíveis fósseis.

O governante sublinhou que os projetos que visam a modernização das produções de energia com uma maior aposta nos recursos energéticos renováveis estão inseridos no Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima da Região Autónoma da Madeira.

Este plano para além de apostar nos recursos renováveis visa também “diversificar as fontes, aumentar a eficiência e a capacidade de armazenamento, reforçar a capacidade dos diversos agentes económicos (empresas e famílias) para auto consumo, diminuir os custos, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e aumentar a autonomia energética da nossa Região”, sublinhou Albuquerque durante a apresentação do programa de governo para a legislatura 2023-2027, que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

Albuquerque salientou a importância dos fundos comunitários para desenvolver esta estratégia na área energética.

“É nossa intenção também concretizar o programa ECOAP para o período até 2030, visando a introdução massiva de produção de energia elétrica por pontos de energia renovável para autoconsumo nos edifícios da Administração Pública Regional”, disse Albuquerque.

Governo quer aposta no hidrogénio verde

O governante sublinhou que outra das apostas do Governo da Madeira passará pelo desenvolvimento do hidrogénio verde “promovendo a descarbonização e as energias renováveis no sector dos transportes terrestres, reduzindo a emissão de poluentes e de gases com efeito de estufa”.

Nos recursos hídricos o presidente do executivo regional destacou “os avultadíssimos” investimentos executados, em execução ou programados nos próximos anos na “captação, armazenamento e distribuição” da água.

“Depois da conclusão do Túnel do Pedregal com um reforço de capacidade de captação de 70 litros/segundo para o Canal do Norte e do Lombo do Urzal, com reforço da capacidade de captação de 50 litros/segundo para o Canal do Norte, uma das obras mais importantes será o reforço da Adução ao Canal do Norte Sul – Sistema Elevatório do Seixal, um investimento de 21 Milões a concretizar em 2025. E no armazenamento, a construção da Lagoa das Águas Mansas no Ribeira Serrão, um investimento de 15 Milhões de Euros, previsto para 2025”, disse Albuquerque.

O governante confirmou que o executivo vai continuar a subsidiar a água de rega em cerca de quatro milhões de euros por e também vai continuar a construir novos reservatórios e centros de distribuição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.