O sector industrial espanhol manteve a tendência de contração em novembro e pelo oitavo mês consecutivo. A produção, as novas encomendas e a atividade de compra no país vizinho voltaram a diminuir, agora face ao mês de outubro.
De Espanha chegam também notícias que apontam para a redução de postos de trabalho no sector e uma quebra generalizada das existências.
O HCOB Spanish Manufacturing PMI regista uma ligeira melhoria no décimo primeiro mês do ano, mas encontra-se, desde março, em clara contração, abaixo dos 50 pontos que o separam da zona de crescimento.
Segundo o relatório divulgado esta sexta-feira pela S&P Global, o principal indicador da evolução da economia privada subiu 1,2 pontos, dos 45,1 registados em outubro para os actuais 46,3 pontos.
A produção e as novas encomendas sofreram quebras significativas no mês passado, representando a contração mais acentuada do ano. Num cenário marcado pelas incertezas políticas e económicas, o otimismo relativamente ao futuro manteve-se moderado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com