[weglot_switcher]

Mercadona abre na Guarda e atinge 50 lojas em Portugal

A nova loja gerou 75 novos postos de trabalho. Em 2024, a empresa prevê investir 196 milhões de euros na abertura de 11 novas lojas e na conclusão do Bloco Logístico de Almeirim.
16 Maio 2024, 13h19

A Mercadona, empresa de supermercados, abre esta quinta-feira na Guarda a primeira loja da cadeia no distrito. “Com esta abertura, a primeira das 11 lojas que prevê abrir este ano, a empresa atinge também o marco dos 50 supermercados em Portugal”, refere a empresa em comunicado. A loja criou 75 novos postos de trabalho, que a empresa diz serem “estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia”,

Com uma área de vendas de 1.900 m2, dispõe de 140 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos, “indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica”. “Além disso, a Mercadona aposta também nas energias renováveis, designadamente através da instalação de painéis solares nos supermercados. É o caso desta loja, na Guarda, onde existem 428 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente”.

Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando aquilo a que a empresa chama “Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com entrada dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético”.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, “e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento da Guarda, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração”.

A empresa abriu o primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia “e atinge agora, meses antes de completar cinco anos desde a primeira abertura, o marco das 50 lojas em Portugal, estando presente em 11 distritos”. Em 2024, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024. A Mercadona conta já com uma equipa de cerca de 5.300 trabalhadores.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.