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CEO Mercadona: “Pela primeira vez em quatro anos, em 2023 não perdemos dinheiro em Portugal”

Em Portugal, a Mercadona já tem 8% da quota de mercado, possuindo 49 lojas em território nacional.
12 Março 2024, 10h39

A operação da Mercadona em Portugal atingiu em 2023 o “break-even” operacional – ou seja, não perdeu dinheiro – pela primeira vez desde que se instalou no país, em 2019, revelou hoje o CEO da companhia espanhola, Juan Roig.

Na conferência de imprensa de apresentação de resultados do grupo, Juan Roig disse que a Mercadona está “muito satisfeita com Portugal, onde estamos há quatro anos e temos 49 lojas”.

Em 2023, a Mercadona aumentou as suas vendas consolidadas em 15%, para os 35,52 mil milhões de euros. Em termos globais, estas vendas em 2023 resultaram em lucros de 1,009 mil milhões de euros, um crescimento de 40% face aos cerca de 718 milhões do ano anterior.

Do total de vendas, 34,12 mil milhões de euros correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 1,4 mil milhões de euros são relativos ao volume de negócios em Portugal.

Este valor de vendas em Portugal representa o dobro face a 2022, quando as vendas tinham sido de 737 milhões de euros. Também o investimento duplicou em Portugal, passando de 140 milhões em 2022 para 291 milhões no ano passado.

“Em 2024, com a abertura de 11 novas lojas acreditamos que vamos chegar aos 1,9 mil milhões de euros”, disse Juan Roig.

Em Portugal, a Mercadona já tem 8% da quota de mercado, “o que, em quatro anos, nos deixa muito satisfeitos”. “E depois de quatro anos, pela primeira vez em 2023 não perdemos dinheiro. E em 2024 estamos certos de que vamos ganhar dinheiro”. 

“Somos uma companhia com sede em Valência, mas queremos ser portugueses. Ainda não somos, não se consegue se português apenas obtendo a nacionalidade. E temos de de ser muito mais portugueses do que somos”, disse o CEO do grupo.

Ao longo da sua apresentação, Juan Roig enalteceu o esforço da companhia no investimento, que atingiu os 10 mil milhões de euros entre 2016 e 2023. “Este esforço de investimento, iniciado em 2016 e necessário para a brutal transformação da empresa, atingiu um valor recorde de 10.000 milhões de euros nestes sete anos, depois de ter investido 1.062 milhões em 2023. Ao longo destes anos, a empresa realizou a remodelação e renovação de um total de 1.364 dos seus supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), que conta com as novas secções de frescos e Pronto a Comer, e que duplica a rentabilidade em comparação com uma loja convencional”, complementou a marca num comunicado a acompanhar os resultados.

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