[weglot_switcher]

Mercadona injeta 180 milhões de euros na subsidiária de Portugal

O valor serve para financiar os planos de abertura de lojas em terras lusas – este ano prevê aumentar o número de estabelecimentos de 49 para 60 – e a criação de uma plataforma logística, de acordo com a imprensa espanhola.
  • Mercadona no Montijo
9 Abril 2024, 08h32

A Mercadona vai injetar mais 180 milhões de euros na empresa em Portugal. A retalhista espanhola aprovou um aumento de capital para a Irmãdona, a “irmã” da Mercadona que é a subsidiária portuguesa com sede em Vila Nova de Gaia.

O valor serve para financiar os planos de abertura de lojas em terras lusas – este ano prevê aumentar o número de estabelecimentos de 49 para 60 – e a criação de uma plataforma logística, de acordo com a informação veiculada esta terça-feira pelo “El Economísta”.

Entre 2016 e 2023, o grupo de Valência liderado por Juan Roig destinou 1.085 milhões de euros para a expansão em Portugal e este ano deverá ultrapassar os 1.260 milhões de euros de investimento na Irmãdona, depois de o ano passado ter sido o primeiro sem prejuízos.

A subsidiária portuguesa da maior cadeia de supermercados em Espanha teve um resultado líquido de 6,85 milhões de euros, embora o resultado operacional tenha sido de 7,72 milhões de euros negativos.

Em Portugal, a Mercadona já tem 8% da quota de mercado. “E, depois de quatro anos, pela primeira vez em 2023, não perdemos dinheiro. E em 2024 estamos certos de que vamos ganhar dinheiro”, afirmou o CEO, Juan Roig, em conferência de imprensa de apresentação dos resultados, em março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.