[weglot_switcher]

Fitch: OPA do BBVA não tem impacto no rating do Sabadell devido à incerteza do sucesso

A Fitch diz que a oferta pública de aquisição do Sabadell lançada pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria no início de maio, não tem implicações materiais imediatas no rating devido à incerteza quanto à sua aceitação pelos acionistas da Sabadell.
sabadell
30 Maio 2024, 13h54

A Fitch Ratings actualizou o Issuer default rating (IDR) a longo prazo do emitente Banco de Sabadell, de ‘BBB-‘ para ‘BBB’ e o seu rating de viabilidade de ‘bbb-‘ para ‘bbb’.

Ao mesmo tempo, a Fitch atualizou o IDR de curto prazo da Sabadell de ‘F3’ para ‘F2’. O outlook do IDR de longo prazo é estável.

A agência de notação financeira diz que as melhorias dos ratings “refletem melhorias estruturais na rentabilidade do Sabadell e, por sua vez, na capitalização, que beneficiou de reestruturações do negócio, de taxas de juro mais elevadas, de um melhor desempenho da sua filial no Reino Unido e da nossa opinião de que as perdas de crédito permanecerão contidas”.

A Fitch diz que a oferta pública de aquisição (OPA) do Sabadell lançada pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria no início de maio, não tem implicações materiais imediatas no rating devido à incerteza quanto à sua aceitação pelos acionistas da Sabadell.

“No entanto, este facto, combinado com o período potencialmente longo de uma tal transação, poderá pesar na execução da estratégia”, alerta a agência que adianta que se for provável que uma fusão se concretize, “a Fitch avaliará o potencial impacto no rating com referência aos termos e às prováveis implicações para o perfil de crédito do Sabadell”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.