O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já aprovou 1.417 candidaturas ao cheque de formação digital, segundo avança o “ECO”. Estas candidaturas correspondem a 917 mil euros.
De acordo com dados a que o “ECO” teve acesso, o IEFP tinha a meta de aprovar duas mil candidaturas a este cheque até ao final de 2023, no entanto a meta não foi cumprida. Agora o objetivo do instituto é que o cheque chegue aos 25 mil trabalhadores até 2025.
O cheque de formação digital tem como objetivo “incentivar e apoiar o desenvolvimento de competências e qualificações digitais nos trabalhadores”, independente do seu vínculo de trabalho.
Este programa, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dá um apoio até 750 euros aos trabalhadores que façam formação em áreas como a cibersegurança e marketing digital. No entanto, este apoio só é entregue após a conclusão da ação, o que tem afastado alguns candidatos.
As candidaturas estão abertas desde dia 8 de setembro e decorrem até dia 30 de setembro de 2025. Até ao momento, o IEFP apenas recebeu 3.395 candidaturas, das quais apenas 1.417 receberam aprovação.
O “ECO” avança ainda que, das candidaturas apresentadas, 408 já foram concluídas e pagas aos candidatos, num valor de 253 mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com