Foram precisas três votações para eleger José Manuel Rodrigues (CDS-PP) como presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. O centrista lidera o parlamento regional desde 2019.
José Manuel Rodrigues, indicado pelo PSD com quem o CDS-PP tem um acordo parlamentar, disputou a presidência do parlamento regional com Sancha de Campanella (PS).
Em todas as votações Sancha de Campanella conseguiu obter 22 votos. Pelo contrário José Manuel Rodrigues foi subindo a sua votação até conseguir assegurar a eleição para presidente do parlamento regional. O centrista recebeu 20 votos na primeira votação, 23 na segunda, e 24 na terceira votação, atingindo desta maneira a maioria absoluta, condição para ser eleito presidente da Assembleia da Madeira.
O parlamento regional da Madeira é constituído por 19 deputados do PSD, 11 do PS, nove do JPP, quatro do Chega, dois do CDS-PP, um da Iniciativa Liberal, e uma do PAN.
O Representante da República, Ireneu Barreto, indigitou Miguel Albuquerque (PSD) como presidente do Governo Regional da Madeira. A tomada de posse do executivo, que passou de oito para sete secretarias, realiza-se esta quinta-feira.
Todos os secretários regionais regressam face ao último executivo com exceção de Rui Barreto, antigo presidente do CDS-PP Madeira. Após as eleições de 26 de maio os centristas disseram que não iam estabelecer acordos de governo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com