A crise económica tem afetado a vida dos portugueses, nomeadamente nos seus orçamentos familiares. Perante os desafios que enfrentam, 54% dos portugueses revelam que conseguem satisfazer as necessidades básicas, mas com dificuldades, enquanto 38% afirma que não consegue satisfazer estas necessidades de forma confortável.
Os dados do estudo do Observador Cetelem, sobre o poder de compra, revelam que a faixa etária que sente mais dificuldade em concretizar as necessidades básicas é dos 45 aos 54 anos, sendo a região do Porto onde os mais inquiridos assumem dificuldades.
Cerca de 62% dos inquiridos declararam ter dificuldade no pagamento das despesas, com 58% a afirmar que tem dificuldade em pagar despesas variáveis, como alimentação e transportes. Já 41% revela ter dificuldade em pagar a mensalidade da casa.
Do total dos inquiridos, 17% reconhece que não tem capacidade para suportar despesas extra, e entre os que conseguem, a média do valor não ultrapassa os 600 euros.
Segundo dados do INE, a remuneração bruta mensal média por trabalhador em Portugal é de 1.443 euros, sendo que, de acordo com este estudo, 48% do salário é despendido em despesas fixas, 38% em despesas variáveis e apenas 14% é destinado a poupanças.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com