[weglot_switcher]

França: Macron pede que Gabriel Attal se mantenha “por enquanto” como primeiro-ministro

“Assegurar a estabilidade do país” é prioridade para o presidente Emmanuel Macron, que terá respirado de alívio quando viu a extrema-direita sair derrotada das eleições. Perante renúncia de Gabriel Attal, Macron pediu ao primeiro-ministro para se manter no cargo até ser escolhido o seu sucessor.
FILE PHOTO: French Education and Youth Minister Gabriel Attal leaves following the weekly cabinet meeting at the Elysee Palace in Paris, France, November 22, 2023. REUTERS/Sarah Meyssonnier/File Photo
8 Julho 2024, 11h23

O presidente francês pediu que Gabriel Attal se mantenha como primeiro-ministro no rescaldo das eleições legislativas. O pedido de Emmanuel Macron tem como visão “garantir a estabilidade do país”, após a esquerda ter ganho as eleições.

Gabriel Attal tinha admitido, no domingo à noite, apresentar a sua demissão ao presidente Macron, após o resultado das eleições legislativas apontar formação de governo mais à esquerda, numa derrota para a direita.

Emmanuel Macron pediu então que Attal se mantenha “por enquanto” no cargo, de forma a garantir um processo mais estável, uma vez que ainda terá de decidir quem formará governo e quem irá assumir o cargo deixado pelo primeiro-ministro mais jovem de França.

Apesar do anúncio da renúncia ao cargo, assumido a 9 de janeiro deste ano, Attal já mostrou disponibilidade para ficar no cargo até uma decisão do presidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.