[weglot_switcher]

Joe Biden reuniu com equipa de segurança nacional devido a possível ataque do Irão a Israel

A BBC refere que as intenções norte-americanas estão divididas, por um lado, entre o apoio a Israel, como referiu o presidente norte-americano, Joe Biden, e, por outro, em evitar uma escalada do conflito entre Irão e Israel, como salientou o secretário de Estado, Antony Blinken.
Michael Reynolds/EPA via Lusa
6 Agosto 2024, 14h17

O presidente dos Estados Unidos reuniu com a sua equipa de segurança nacional, na passada segunda-feira, devido a preocupações com um possível ataque do Irão a Israel, referiu a BBC.

O canal televisivo britânico refere que as intenções norte-americanas estão divididas, por um lado, entre o apoio a Israel, como referiu o presidente norte-americano, Joe Biden, e, por outro, em evitar uma escalada do conflito entre Irão e Israel, como salientou o secretário de Estado, Antony Blinken.

O receio de uma possível escalada no conflito surge depois da morte de um dos líderes políticos do Hamas, Ismail Haniyeh. O Irão culpou Israel por essa morte e prometeu retaliar.

Blinken, citado pela BBC, considerou que uma possível escalada do conflito “não é do interesse de ninguém”, porque só “levará a mais conflitos, violência e insegurança”. O governante norte-americano sugeriu que um cessar-fogo abriria possibilidade para “uma calma mais duradoura”.

Na passada segunda-feira o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos e também antigo presidente do país, Donald Trump, tinha-se pronunciado sobre um possível conflito entre Irão e Israel.

Ao streamer, Adin Ross, Donald Trump disse que “tinha ouvido” que poderia haver um ataque a Israel na passada segunda-feira, embora não tenha revelado a origem dessa informação, apesar de ter salientado que não foi obtida através de informação confidencial.

Donald Trump acrescentou que, caso fosse presidente, “ninguém estaria a falar” de um possível ataque do Irão a Israel, porque “simplesmente isso não ia acontecer”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.