[weglot_switcher]

Filha de fundador da Zara amealha ativos de oito mil milhões. Comporta na lista

Sandra Ortega soma fortuna superior a 9,6 mil milhões de euros, um valor alcançado por conta do seu extenso portefólio imobiliário. Primogénita do fundador da Zara está a construir empreendimento de luxo na Comporta.
Zara
8 Agosto 2024, 14h28

O património da filha mais velha de Amancio Ortega, conhecido dono da Zara, já soma uma quantia generosa. No fim de 2023, Sandra Ortega contava com ativos na ordem dos 8.165 milhões de euros, mais 42,2% do que o valor do ano anterior, sendo este o valor mais elevado até à data.

A filha mais velha de Amancio Ortega, fundador e dono da retalhista Inditex, gere os seus investimentos através da sociedade Rosp Corunna. Sandra Ortega tem no seu extenso portefólio uma participação de 5% na Inditex, 5% na PharmaMar (biofarmacêutica) e 30% na cadeia de hotéis Room Mate. Só este portefólio imobiliário soma um património avaliado em 7.982 milhões de euros.

Na gestão do imobiliário, Ortega conta com a Ferrado Inmuebles, uma subsidiária da sua sociedade principal. Em junho do ano passado, a Ferrado Inmuebles deu um salto ao constituir a Palavras Radiosas Unipessoal em Lisboa, avançando com o negócio de apartamentos turísticos em território português.

Os últimos dados dão conta que Sandra Ortega soma uma generosa fortuna de 9,6 mil milhões de euros, estando na 237ª posição do ranking dos mais ricos da Forbes.

A primogénita do dono da Zara foi atraída para Portugal com terrenos da Comporta no horizonte. As notícias de 2021 que davam conta da construção de um resort de luxo em Tróia evidenciaram que Sandra Ortega comprou os terrenos à Sonae Capital por 50 milhões de euros.

Apesar da construção ter sido forçada a parar temporariamente por conta de uma providência cautelar, o projeto ‘Na Praia’ já estará a decorrer a todo o vapor, com a abertura prevista para abril de 2026.

Na zona de Tróia e Comporta, uma das mulheres mais ricas de Espanha vai ter de concorrer com Paula Amorim e o JNcQuoi, grupo Pestana, Sonae, Vanguard Properties, Six Senses e ainda com Christian Louboutin, icónico criador dos saltos de sola vermelha.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.