[weglot_switcher]
1216836
Em Foco

CMVM está a analisar papel da PwC na falência da Inapa

A informação surge das declarações do administrador da CMVM, José Miguel Almeida, que apresentou ontem o relatório da supervisão de auditoria. No relatório é ainda revelado que o volume de negócios da auditoria fixou-se em 143 milhões de euros em 2023, o que compara com 136 milhões em 2022, ou seja houve um aumento de 5%.

Atualidade

Atraso da garantia pública com “impacto marginal” na compra de casas

A maioria das mediadoras imobiliárias ouvidas pelo JE revelam que muitos jovens até 35 anos têm procurado informar-se sobre a melhor forma de poderem adquirir uma habitação, mas que este atraso não se tem feito sentir na concretização de negócios. De 1 de agosto a 17 de setembro foram concedidas 894 isenções, com o Governo a trabalhar para que o acesso à garantia pública aconteça em dezembro.

Crise na habitação: “Há mais razões para estarmos na rua. Este Governo também é pressionável”

Protestos regressam no sábado. “Com as três últimas manifestações, nós tínhamos conseguido impor uma pressão considerável ao Governo anterior e conseguido obter algumas conquistas, apesar de ainda estarmos longe da resolução do problema de habitação”, diz Rita Silva, da associação Vida Justa, ao Jornal Económico. 

Acertos no IRS podem dar alívio extra acima dos 500 euros

Com as novas tabelas de retenção do IRS aplicadas em setembro e outubro para compensar o imposto entregue a mais desde janeiro, os contribuintes com salários mais elevados, a partir de 3.000 euros brutos, terão um alívio mensal extraordinário que pode chegar aos 572 euros, segundo simulações da EY para o JE. Mas os trabalhadores arriscam pagar IRS em 2025 com esta descida extra dos descontos.

PS defende maior justiça fiscal e apoia imposto mínimo sobre super-ricos

Socialistas recomendam ao Governo que apoie as iniciativas a nível europeu e mundial de criar um imposto mínimo sobre super-ricos defendido pelo Brasil, continuando a liderar em matérias fiscais globais. Adicional de solidariedade faz com que não seja possível criar um novo imposto em Portugal, explica ao JE o deputado do PS Miguel Costa Matos, primeiro subscritor do projeto de resolução que vai ser votado no Parlamento nesta sexta-feira.

Quinta reunião de Concertação Social termina sem acordo

Governo propôs um aumento do salário mínimo para 870 euros no próximo ano. Sem acordo à vista, o Executivo liderado por Luís Montenegro mostra-se otimista quando a um consenso antes do Orçamento do Estado para 2025.

Um País, três continentes

Alguns intelectuais têm refletido sobre a tricontinentalidade lusa, mesmo sem aludirem a este aspeto. Como se reflete esta dispersão geográfica na construção de uma cultura comum? Qual o papel da diáspora portuguesa?

Guterres: “Não podemos deixar que o Líbano se torne em outra Gaza”

Pedido foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas na Cimeira da ONU, em Nova Iorque. EUA já estarão em conversas com Israel, ainda que militares israelitas estejam a preparar entrada a pé no Líbano.

Médio Oriente: Biden diz que guerra total é possível mas ainda acredita em solução

Os comentários de Joe Biden foram feitos numa entrevista no programa “The View”, da cadeia de televisão ABC, e surgem após dias de confrontos entre Israel e os combatentes do Hezbollah, apoiados pelo Irão, no Líbano, que mataram centenas de pessoas e reacenderam os receios de uma guerra mais vasta no Médio Oriente.

Angola quer “ser parte da construção de uma nova arquitetura financeira”

Lourenço falou do esforço que está a ser feito no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional, que visa a diversificação da economia e a redução da dívida pública.

Mercados

Jerónimo Martins coloca Lisboa no ‘verde’ mas contrações do PIB deixam Europa em perda

O índice PSI beneficiou da subida de quase 4% na cotação de mercado da Jerónimo Martins. Por outro lado, as praças europeias registaram perdas, no mesmo dia em que a OCDE reviu em baixa o crescimento económico das economias da zona euro.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

Depois de voltar à senda dos cortes de juros na reunião de setembro (que contou ainda com projeções macroeconómicas atualizadas), o BCE publica esta quinta-feira o seu boletim económico de outono.

Opinião

Europa: novos ventos, velhas vontades?

Caso os países europeus se ponham de acordo para materializar as propostas de Draghi, não existem quaisquer garantias que a história não se repetirá.

O último suspiro?

O apoio dos EUA tem limites. Os pacotes da ajuda têm vindo a reduzir e as sondagens na Ucrânia mostram uma sociedade cada vez mais cansada da guerra, e o aumento dos que estão dispostos a considerar a paz sem uma vitória total.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.