A Revolut admitiu ter inventado as estatísticas utilizadas num campanha publicitária exposta no metro de Londres, noticia o Financial Times (FT). No anúncio, a fintech afirmou que 11.867 clientes compraram salsichas vegan no último mês e que, no último dia dos namorados, milhares de clientes encomendaram refeições para takeaway.
Contactado pelo FT, o porta-voz da Revolut admitiu que os números utilizados foram “inventados”. A Revolut apenas consegue ter acesso ao valor despendido pelos utilizadores, mas não em que produtos ou serviços, à semelhança de outras fintech.
O caso está agora a ser investigado pela reguladora britânica da indústria publicitária, a Advertising Standards Authority (ASA), que admitiu ter recebido queixas sobre a campanha de publicidade da Revolut, na qual se liam factos inventados e que pressuponham, erroneamente, que a fintech conseguiria ter (ainda mais) acesso sobre as transações dos clientes.
A ASA disse que irá remeter o caso para a Financial Conduct Authority, o equivalente à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, em Portugal.
A Revolut tornou-se numas das fintech mais badaladas. Já no final de 2018, conseguiu obter uma licença bancária europeia. A fintech inglesa encontrou uma oportunidade de negócio quando passou a oferecer transações internacionais sem comissões, levantamentos nas caixas de multibanco e transferências bancárias, serviços que os bancos tradicionais cobram.
A Revolut disse que todos os dias angaria 10 mil novos clientes e que os quatro milhões de utilizadores que usam os serviços bancários da empresa gastam, no total, 5 mil milhões de dólares por mês.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com