[weglot_switcher]

Linhas de Garantia BPF InvestEU ultrapassam as mil operações contratadas

Desde o lançamento das linhas, já foram aprovadas mais de 1.856 operações, o que representa cerca de 546 milhões de euros em financiamento total aprovado.
3 Dezembro 2024, 16h21

O Grupo Banco Português de Fomento alcançou um marco no âmbito das Linhas de Garantia BPF InvestEU, ao atingir as 1.005 operações contratadas, num montante total de 256 milhões de euros de financiamento, apoiando 921 empresas em todas as regiões de Portugal.

O Banco de Fomento diz que este resultado “reflete um crescimento expressivo em relação ao balanço divulgado no passado dia 6 de novembro, quando tinham sido contratadas 575 operações”.

Em menos de um mês, o número de operações contratadas praticamente duplicou, evidenciando a relevância das Linhas InvestEU e o esforço conjunto e contínuo dos Bancos Comerciais e das Sociedades de Garantia Mútua na execução desta medida.

Desde o lançamento das linhas, já foram aprovadas mais de 1.856 operações, representando cerca de 546 milhões de euros em financiamento total aprovado.

Entre as 1.005 operações contratadas, destaca-se o facto de as empresas estarem localizadas em todas as regiões de Portugal, com maior concentração nas regiões Norte e Centro, que representam cerca de 77% do número total das operações contratadas.

Em termos de atividades, o financiamento é maioritariamente destinado a setores de atividade como “comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos; indústrias transformadoras e construção”.

A maioria das operações contratadas beneficia micro e pequenas empresas, representando 73% do total e apoiando mais de 700 empresas.

Entre os bancos parceiros destacam-se o Banco BPI, o Banco Santander Totta e o Novobanco, que, em conjunto, asseguraram, até à data, mais de 56% do número de contratações realizadas.

Entre as várias Linhas de Garantias BPF InvestEU, a “Linha de Garantias BPF InvestEU – PME e Small Mid-Caps – Fundo de Maneio” continua a destacar-se como a mais procurada, embora as demais linhas também mostram adesão.

Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, citada no comunicado, diz que “atingir 1.000 operações contratadas é um marco muito relevante para o Grupo Banco Português de Fomento. Reflete a relevância do apoio do BPF à economia, através do programa InvestEU, para o qual a refundação implementada no Banco durante o atual mandato, foi fundamental e sem a qual o BPF não teria alcançado o estatuto de implementing partner”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.