O regulador norte-americano Food and Drug Administration (FDA) autorizou a comercialização nos Estados Unidos do sistema de teste TriVerity, um equipamento médico desenvolvido pela startup norte-americana Inflammatix, cujo centro de investigação se localiza em Lisboa.
Entre os investidores da empresa estão a Khosla Ventures, a Northpond Ventures, a Think.Health Ventures, a D1 Capital, a Iberis Capital, a Vesalius BioCapital e o Fundo Stanford-StartX.
O TriVerity é assim o primeiro teste capaz de fornecer, em apenas 30 minutos, informações cruciais sobre a probabilidade de uma infeção ser bacteriana ou viral, bem como avaliar a gravidade da doença.
Utilizando tecnologia de ponta baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, o teste analisa amostras de sangue para produzir resultados rápidos e precisos.
“O teste, baseado em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, foi desenvolvido para fornecer dados acerca da probabilidade de uma infeção bacteriana ou de uma infeção viral, da sua gravidade, dos pacientes suspeitos de terem infeções agudas ou sépsis, através da realização de testes rápidos ao sangue, com os resultados a serem conhecidos em meia hora”, lê-se no comunicado.
“Com esta informação, os médicos podem tomar decisões de tratamento mais informadas, incluindo sobre a necessidade de prescrição de antibióticos, sobre a solicitação de exames adicionais e sobre o nível de cuidados necessários a prestar aos pacientes”, acrescenta a startup na mesma nota.
Em todo o mundo, são diagnosticadas em torno de 50 milhões de pessoas com sépsis, com uma taxa de mortalidade de 22%. Nos EUA, esta condição hospitalar tem um custo anual de 62 mil milhões de dólares, o mais elevado para o seguro de saúde Medicare.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com