A equipa de Elon Musk tem acesso a bases de dados com informação sensível sobre trabalhadores do sector público dos EUA.
A denúncia foi feita por dois responsáveis do sector público dos EUA, que pediram anonimato à “Reuters”, sobre a atuação do novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) liderado pelo empresário norte-americano.
A base de dados em questão é a Enterprise Human Resources Integration que contém os números de segurança social, moradas, folha salarial, anos de serviço dos milhões de trabalhadores públicos.
“Não temos visibilidade sobre o que estão a fazer com os computadores e sistemas de dados. Isto está a causar uma grande preocupação. Não há vigilância, tem riscos para a cibersegurança e hacking”, disse um dos responsáveis.
Sobre a equipa de Musk, que se instalou literalmente no edifício da OPM, os recursos humanos do Estado dos EUA, em Washington, onde instalaram sofás-cama, um dos responsáveis disse: “parece um ataque hostil”.
O DOGE tem como objetivo reduzir custos no sector público norte-americano, o que deverá provocar o despedimento de milhares de trabalhadores. A legalidade da instituição já está a ser contestada em tribunal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com