[weglot_switcher]
1267203
Em Foco

Von der Leyen e líderes europeus garantem que UE irá responder a tarifas de Trump

Foram vários os representantes da UE e líderes de governo europeus a manifestarem-se a favor de uma resposta unida e coesa do bloco, face ao que classificam de medidas injustificadas pelos EUA. Recuperar resposta às tarifas de 2018 é uma das hipóteses de retaliação imediata.

Atualidade

Laginha de Sousa: “A União do Mercado de Capitais não é um substituto para o que é necessário fazer em muitas áreas”

Numa entrevista a propósito da rubrica semanal “Decisor da Semana”, o presidente da CMVM diz que “a arquitetura do mercado de capitais europeu e da sua supervisão, contemplada na União do Mercado de Capitais (CMU), sendo uma peça importante, não é um substituto para o que é necessário fazer em muitas áreas que não têm uma relação direta ou forte com essa mesma arquitetura”.

“É preocupante”. APRe! pede aos sindicatos que se “mexam” contra possíveis alterações nas pensões

O repto foi lançado por Maria do Rosário Gama, presidente da direção da Associação de Aposentados, Reformados e Pensionistas (APRe!), em conversa com o Jornal Económico (JE). A dirigente mostra-se preocupada com aquilo que possa resultar do grupo de trabalho criado pelo Governo e defende que o relatório do Tribunal de Contas (TdC) mistura contas “imiscíveis” para provar uma “insustentabilidade” da Segurança Social que “é fictícia”.

Transferências para o Novobanco feitas pelo FdR foram inferiores em 936 milhões face ao montante das perdas cobertas pelo CCA

O valor das transferências para o Novobanco realizadas pelo Fundo de Resolução foi inferior em cerca de 936 milhões de euros ao montante total das perdas cobertas pelo mecanismo; e foi inferior em 485 milhões de euros ao montante total dos valores reclamados pelo Novobanco e ao valor máximo contratual.

Carlos Costa: “orgulho-me do que foi feito”

Em audição na Assembleia da República, o antigo governador do banco central recorda a dificuldade da operação que resultou na constituição do Novobanco. Principalmente “nas condições em que nos encontrávamos em 2015”.

Livre quer mais proteção para consumidores com créditos vendidos a fundos

O partido vai apresentar, esta quinta-feira, um projeto de resolução que recomenda a transposição de uma diretiva europeia, que vem reforçar a proteção dos clientes bancários cujos créditos em incumprimento foram vendidos a outras entidades. 

Há cerca de 12 interessados na privatização da TAP e deverá arrancar em março

A Bloomberg referiu que o processo de privatização deverá começar em março e poderá estar concluído no final deste ano ou em 2026, citando a mesma fonte.

Portugueses querem conquistar (ainda mais) o espaço a partir dos EUA

Tecnológica Critical Software investe em empresa de satélites e quer ganhar terreno no mercado norte-americano do ‘new space’, prevendo gerar três milhões neste mercado no espaço de três anos. Companhia não está preocupada com decisões de Trump: “há oportunidades que surgem”.

Portugal tem pior resultado de sempre no Índice de Perceção da Corrupção

No índice, Portugal partilha o 43.º lugar com o Botswana e o Ruanda, mas fica mais bem colocado do que parceiros europeus como Espanha e Itália.

Fundadora da Parfois é a 32.ª mais rica de Portugal

A empresária portuense tem, nos seus investimentos, a marca portuguesa de acessórios femininos Parfois, a qual fundou com 42 anos. Para além deste investimento, fazem ainda parte do património da empresária uma parcela do negócio da Luz e Medeiros e a Holsa, ambas no setor imobiliário, segundo a revista.

IA: vice-presidente norte-americano insiste na desregulamentação

Excesso de regulamentação pode ‘matar’ a Inteligência Artificial (IA), enquanto a EU considera que os consumidores e a concorrência obrigam a uma atenção especial às leis. Mesmo assim, Ursula von der Leyen prometeu rever a legislação.

Associação europeia do aço diz que tarifas irão exacerbar situação “terrível” do setor

Num comunicado hoje divulgado, o presidente da Eurofer, Henrik Adam, disse que a ordem executiva assinada por Trump “constitui uma escalada radical da guerra comercial lançada durante a sua primeira administração” e que “irá agravar ainda mais a situação da indústria siderúrgica europeia, exacerbando um ambiente de mercado já de si terrível”.

Monaco é mais valioso mas SL Benfica quer arrecadar mais 11 milhões de euros

Franceses têm melhor avaliação do plantel mas pagam menos de salários do que as “águias”. Quarto classificado da Ligue 1 é o obstáculo que se coloca no caminho do SL Benfica para ganhar mais 11 milhões de euros na Liga dos Campeões.

Startup luso-britânica de IA cria colaboradores que podem aumentar produtividade em “milhares de horas”

A Noxus angariou 1,5 milhões de dólares, que na sua maioria deverão ser investidos em Portugal. De acordo com o CEO, o objetivo passa por melhorar a equipa e espalhar um serviço que promete poupar “dezenas de milhares de euros” às empresas portuguesas.

Pensões? Ministra reafirma que “não vai ser feita nenhuma alteração” nesta legislatura

Ministra do Trabalho diz que sustentabilidade da Segurança Social “ocupa lugar cimeiro” e que não estudar o tema “seria uma irresponsabilidade”.

Liga Guineense dos Direitos Humanos acusa presidente do Supremo Tribunal de usurpação de funções e abuso de poder

Queixa formal enviada ao procurador Bacar Biai diz que, entre os atos previstos no Código Penal e na Lei de Titulares de Cargos Políticos que terão sido cometidos por Lima André estão a prevaricação, usurpação de funções, atentado contra a Constituição da República, abuso de poderes e falsificação de documentos. 

Mercados

Grupo EDP castiga e bolsa de Lisboa contraria subidas europeias

As cotadas do grupo registaram descidas superiores a 2%, apesar do sentimento positivo que se viveu nas principais praças do continente. Por outro lado, a Galp subiu quase 2%, a beneficiar da subida do preço do barril.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Nos EUA, os dados do índice de preços no consumidor (IPC) para janeiro serão conhecidos no segundo dia da audição bianual do presidente do banco central, Jerome Powell, no Congresso, desta feita perante maiorias republicanas em ambas as câmaras muito alinhadas com o presidente.

Opinião

A administração pública em crise: é hora de repensar a gestão de talento

Será a liderança na administração pública capaz de gerir as pessoas com empatia e visão estratégica, ou está apenas a responder a uma lógica de ‘compliance’, sufocada por uma burocracia que dificulta qualquer tentativa de inovação?

A Comissão Europeia sob o fogo de mais um escândalo

Falta à Bússola da Comissão Europeia um novo modelo de desenvolvimento da economia e consensos em domínios-base como na energia e aprofundamento das componentes do mercado único.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.