[weglot_switcher]

Chegada da Páscoa acelera recrutamento na hotelaria

O recrutamento no setor registou um aumento acima de 10% entre janeiro e feveiro, mantendo a tendência de subida de 2024, em que cidades como Porto (+43%), Braga (+42%) e Lisboa (+23%) lideraram o crescimento na procura por mão de obra entre fevereiro e março.
4 Abril 2025, 13h05

A chegada do período da Páscoa coincide com um aumento do fluxo de turistas o que leva o setor da hotelaria a reforçar as suas equipas. O ano de 2025 não é exceção com janeiro e fevereiro a verificarem um aumento acima de 10% no recrutamento, de acordo com uma análise da Eurofirms – People First aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este aumento mantém a tendência de subida de 2024, em que cidades como Porto (+43%), Braga (+42%) e Lisboa (+23%) lideraram o crescimento na procura por mão de obra entre fevereiro e março.

Ao nível do recrutamento os perfis mais procurados são operadores de armazém, operadores logísticos e técnicos de compras, funções fundamentais para garantir a eficiência dos processos e operações.

No último ano, o setor da Logística e Transportes registou um aumento de contratações nas mesmas regiões onde a hotelaria mais cresceu, com destaque para Porto (+29%), Lisboa (+23%) e Braga (+18%).

No período da Páscoa a taxa de ocupação hoteleira poderá atingir os 82% em alguns municípios do Porto, Braga Lisboa, Setúbal, Faro, Funchal e Santa Cruz, sendo esperados 32 milhões de turistas, mais dois milhões do que em 2024.

João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal realça “a importância da adaptação das empresas para garantir uma resposta ágil à elevada procura, assegurando a qualidade dos serviços prestados durante a época alta”, alertando para a necessidade de valorizar os candidatos e as suas competências, “num contexto socioeconómico em que a contratação de mão de obra sazonal apresenta desafios significativos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.