[weglot_switcher]
1287842
Em Foco

Governo prepara apoio de mais de 2.000 milhões para mitigar tarifas

Com as tarifas a entrar em vigor esta quarta-feira, o Executivo está a reunir com associações empresariais para discutir formas de mitigar os seus efeitos, preparando um plano que inclui o reforço de linhas de crédito à exportação e de seguros de crédito, bem como apoios à diversificação de mercados, competitividade e inovação. Compete e Banco de Fomento também vão ajudar empresas. AEP diz que plano poderá rondar os 2,5 mil milhões.

Atualidade

Elevada inflação “nas cadeias de valor nos vários ramos continua a refletir-se no preço dos seguros”

“O ano de 2024 foi marcado por um ambiente económico complexo, com desafios como a inflação e as mudanças nas taxas de juro. Estes fatores tiveram um impacto em todo o setor segurador, e o Grupo Ageas Portugal não foi exceção”, explica Luís Menezes. O CEO da Ageas Portugal alerta ainda que em 2070, a reforma será abaixo de 40% do último salário. “É necessário explicar isso às novas gerações”.

Tarifas “recíprocas” dos EUA entram em vigor depois de dizimarem mercados

O anúncio de Trump na passada quarta-feira lançou a economia global numa espiral descendente entretanto (aparentemente) contida, mas as tarifas só entram em vigor esta semana, depois de UE e China já terem garantido retaliar, embora com abordagens diferentes.

Em três meses, quase 60 mil utentes foram triadas na Linha SNS Grávida (maioria seguiu para urgência)

Modelo que obriga as mulheres grávidas ou com queixas ginecológicas a ligarem para Linha SNS 24 antes de recorrerem às urgências entrou em vigor em meados de dezembro. Até 18 de março, esta pré-triagem encaminhou 12.800 utentes para os cuidados primários. Objetivo é evitar “mais pressão” sobre as urgências hospitalares. Associação considera a medida inconstitucional e manifesta-se “preocupada com a sua vigência por tempo indeterminado”.

“Produtividade dos países comparáveis com Portugal cresceu sete vezes mais”, sublinha BRP

Segundo o terceiro Snapshot da Associação Business Roundtable Portugal (BRP), este fator influencia a produtividade do país, uma vez que a maior dimensão das empresas impulsiona a produtividade. “A produtividade dos países comparáveis com Portugal cresceu sete vezes mais do que em Portugal”, referiu Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral do BRP.

Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China

A administração Trump diz que a China não esteve disponível para mais conversações e por isso as novas tarifas passam a vigorar a partir desta quarta-feira. Pequim afirma que não cede a chantagens.

Ifthenpay fatura 7,1 milhões em 2024 e quer crescer 25% este ano

A fintech portuguesa conta com quase 30 mil empresas aderentes, que lhe permitiram atingir um volume de pagamentos na ordem de 1.500 milhões de euros (mais 19% do que em 2023). Para o presente ano, apontam a um crescimento de 25% até aos 8,9 milhões de euros em volume de negócio.

NOS avança para reestruturação com cortes de pessoal no horizonte

O CEO Miguel Almeida está à procura de formas de diversificar as fontes de receita da empresa e de competir com a Digi Communications — uma empresa romena de telecomunicações de baixo custo que iniciou as suas operações em Portugal em novembro, depois de ter impulsionado a concorrência de preços em Espanha.

Herdeiros da Sonae são os quartos mais ricos de Portugal

Do seu portefólio de investimentos faz parte a Sonae SGPS, Sonae Capital, Sonae Indústria, SonaeCom, sociedades agrícolas e imobiliário.

Bolsas travam perdas à escala global

As principais praças europeias e asiáticas anularam parte das perdas dos dias anteriores.

Fundo para prémios de funcionários do fisco reforçado em 65 milhões

Finanças mantêm prémio de produtividade máximo aos funcionários do fisco: 5% do montante de receitas de cobrança coerciva será afetado ao Fundo de Estabilização Tributário (FET), que cobre o pagamento de suplementos remuneratórios aos funcionários do fisco. Prémios são distribuídos de acordo com os salários.

BES reduz prejuízos de 3,06 mil milhões para 402,2 milhões em 2024

O capital próprio é negativo em cerca de 10,9 mil milhões de euros (em 2023 foi de cerca de 10,5 mil milhões). O passivo agravou-se de 10,6 mil milhões para 11,05 mil milhões de euros num ano.

Portugal com 1,6 milhões de estrangeiros residentes no final de 2024

No final de dezembro de 2024 estavam registados 1.546.521 cidadãos estrangeiros em Portugal, um valor que “deverá ser corrigido em alta, previsivelmente em mais 50 mil”, quando for concluído o tratamento dos pedidos de regularização ao abrigo do ‘regime transitório’ criado pela Assembleia da República.

Marcelo anuncia visita de João Lourenço a Portugal em julho

O Presidente angolano, João Lourenço, esteve em Portugal em 2024 por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

Mercados

Bolsas revertem perdas e Lisboa segue pelo mesmo caminho

O sentimento positivo contrastou com as perdas notórias das sessões anteriores, na terça-feira, ainda que não tenham sido revelados dados de peso. Os mercados relaxaram, mas fica a dúvida sobre o que aí vem.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

As tarifas comerciais “recíprocas” anunciadas por Donald Trump vão passar do papel à prática e ameaçam a economia à escala global, com receios de aumento da inflação, entre outros fatores.

Opinião

Desafios e oportunidades na implementação do hidrogénio verde

Portugal, com o seu sol abundante e capacidade tecnológica crescente, tem nas mãos uma oportunidade única de liderança neste novo ciclo energético.

Uma Europa “a sair” da história?

Que saídas para esta guerra económica? Na Ásia, a comunicação social fala na recomposição de novas alianças: Coreia do Sul, Japão e China em aproximação para responder a Trump. O que se seguirá?
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.