[weglot_switcher]

BBVA terá de vender Bizum, Redsys, ServiRed e Sistemapay se comprar o Sabadell

Após mais de cinco meses de espera, a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) aprovou esta quarta-feira, com compromissos, a OPA lançada pelo BBVA sobre o Banco Sabadell a 9 de maio de 2024. O BBVA terá então de alienar o seu Bizum, Redsys, ServiRed e Sistemapay se comprar o Sabadell.
1 Maio 2025, 15h42

Os jornais espanhóis estão a divulgar os remédios da Concorrência, para o BBVA avançar para a compra do Sabadell, estando um uma Oferta Pública de Aquisição em cursp«o.

Após mais de cinco meses de espera, a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) aprovou esta quarta-feira, com compromissos, a OPA lançada pelo BBVA sobre o Banco Sabadell a 9 de maio. O BBVA terá então de alienar o seu Bizum, Redsys, ServiRed e Sistemapay se comprar o Sabadell.

O El Economista noticia que o BBVA terá de fazer desinvestimentos parciais na Bizum, Redsys, Servired e Payment Method Card Systems se comprar o Sabadell para ajustar a sua participação acionista ao limite legal estabelecido por estas empresas para os bancos individuais.

O ajustamento acionista nas principais empresas de infraestruturas e pagamentos do país está incluído no pacote de compromissos assumidos pelo grupo basco perante a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) e implicará, em muitos casos, a venda da participação que teria adquirido no Sabadell.

Este é um ajuste que o CaixaBank também teve de fazer quando absorveu o Bankia para acomodar o seu investimento dentro do máximo permitido em cada empresa.

Segundo o El Economista, a maior redução de ações será na empresa de processamento Redsys, com a venda de 9,91%, deixando a sua participação conjunta nos 24,9% (com a Sabadell, subiria para 34,81%). A infraestrutura de pagamentos serve mais de 60 instituições financeiras.

Depois, na Bizum, uma solução bancária para pagamentos imediatos através do telemóvel, o novo grupo resultante da fusão dos dois bancos chegaria aos 30,06%. Seria necessário vender então 6,06% para reduzir a participação ao máximo de 24% permitido na empresa.

Na ServiRed, empresa que gere as redes de ATM da maioria dos bancos, o BBVA detém uma participação de 28,71% e acordou vender “o excesso de participação indirecta” resultante da compra do Sabadell.

Nos Cartões e Sistemas de Pagamento (Sistemapay), o novo grupo chegaria aos 31,27% e teria de vender 6,06% para manter o limite estabelecido de 25%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.