[weglot_switcher]
1314346
Em Foco

Dívida pública está a subir há seis meses e fixou novo recorde em maio

É o segundo máximo absoluto consecutivo e o sexto mês seguido de aumentos no stock em dívida, que subiu fruto sobretudo via títulos de dívida e certificados de aforro.

Atualidade

Fórum BCE: Banqueiros não abrem o jogo e reforçam necessidade de prudência perante a incerteza

Lagarde, Powell e Bailey reconheceram que a tendência é para a política monetária se tornar cada vez menos restritiva, mas recusaram dar quaisquer pistas sobre quando voltarão a descer os juros, enquanto os governadores japonês e coreano se focam mais nos riscos vindos do comércio global.

Intermediária de crédito Simplefy fechou 2024 com 700 milhões em volume de negócios e lucro de 450 mil euros

A intermediária de crédito faz dois anos e o seu CEO, Rui Lopes, revela dados mais recentes da empresa. Nomeadamente que o crédito à habitação “é, de longe, o segmento mais expressivo no negócio da Simplefy, com mais de 95% do volume global contratado”. Os lucros em 2024 deverão ascender a 450 mil euros.

Robots começam a ‘operar’ centrais solares em Portugal em 2026

Projeto-piloto de robotização da EDP para assegurar a manutenção de centrais solares alarga-se a Portugal no próximo ano. Empresa estuda implementar projeto na sua maior central solar em Portugal que é a sua maior da Europa.

Pior do que na pandemia. Défice do SNS agravou-se 741 milhões em 2024

Serviço Nacional de Saúde terminou 2024 com um prejuízo de 1377,6 milhões de euros, o valor mais elevado dos últimos nove anos e que ultrapassou mesmo os níveis registados nos anos da pandemia Covid-19. Relatório do Conselho das Finanças Públicas assinala que o número de utentes no SNS diminuiu pela primeira vez desde 2016 e alerta que os tempos de triagem nas urgências e internamento pioraram, o que revela “uma tendência crescente de incapacidade de responder aos episódios nos prazos estipulados”.

Preços das casas aumentaram 8% nos últimos 12 meses

Em relação à variação trimestral, os preços da habitação subiram 4,4%, com o valor do m2 a fixar-se nos 2.898 euros.

Como está o ambiente de negócios em Portugal? Conheça o programa Advisory Summit 2025

A Advisory Summit 2025 é promovida pelo Jornal Económico, com o apoio da EY Law, da VdA, da PLMJ e da Morais Leitão. Realiza-se a 2 de julho, na Católica-Lisbon, entre as 9h00 e as 13h00, com a participação de líderes de sociedades de advogados, consultoras, banca de investimentos e investidores.

João Nóbrega: “Temos de legislar a pensar também nos nossos concorrentes no investimento estrangeiro”

João Nóbrega, Managing Partner da EY Law, vai estar na Advisory Summit 2205. Avisa que a estabilidade legislativa é fundamental para captar investimento.

Oito países querem avançar em impostos a jatos privados e classes executivas

A parceria, anunciada durante uma conferência da ONU sobre financiamento ao desenvolvimento, foi iniciada na cidade espanhola de Sevilha. Ela “trabalhará a favor de uma maior contribuição do setor da aviação” para “a resiliência climática”, anunciou o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

“Não aceitam o nosso arroz”: Trump ameaça Japão com novas taxas alfandegárias

Trump tem procurado aumentar a pressão sobre parceiros internacionais antes da data-limite, ameaçando interromper as negociações e impor unilateralmente tarifas alfandegárias.

Herdeiro da Reliance Industries é o 18.º mais rico o mundo

O empresário Mukesh Ambani fez o seu património, que foi herdado do seu pai, o fundador da Reliance, uma empresa com vários interesses, desde petroquímica, gás e petróleo, telecomunicações, retalho, media e serviços financeiros.

PSOE: Pedro Sánchez já vive sob o fantasma do próximo congresso

Socialistas e os seus parceiros do Sumar tentam encontrar uma solução para a crise – mas a oposição interna a Pedro Sánchez considera que se impõe a realização de um congresso.

FMI aprova revisão do programa na Guiné-Bissau e dá mais 6,5 milhões de dólares

Na análise ao programa em curso na Guiné-Bissau, o FMI afirma que “o desempenho foi misto”, notando que “sete dos nove critérios de desempenho quantitativos e três dos quatro parâmetros estruturais para o final de dezembro de 2024 foram cumpridos”.

Mercados

Bolsas negociam no ‘vermelho’ após sinais de cautela dos bancos centrais

O sentimento foi maioritariamente negativo entre as mais importantes bolsas europeias, à medida que aumentam os receios referentes às tarifas que deverão ser anunciadas por Donald Trump na próxima semana. No Fórum do BCE, Christine Lagarde sinalizou que o banco central vai adotar uma postura mais preventiva no que diz respeito aos juros.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O Banco de Portugal divulga esta quarta-feira a execução orçamental de maio.

Opinião

Agora vai ou não vai?

As ‘Áfricas’ começaram a conversar entre si. Sim! Sem tradução simultânea de Washington ou Bruxelas. A conversa é simples e directa: precisamos fazer com as nossas próprias forças.

Alemanha e Japão deitam fora “as amarras do seu pacifismo”

Alemanha e Japão, dois países com um passado industrial em grande mudança, confrontam-se com dois outros, EUA e China, que correm em sentidos opostos e com factores competitivos diversos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.