[weglot_switcher]
1314797
Em Foco

“Maior conciliação” entre direitos: Governo dá tiro de partida na revisão da lei da greve

Luís Montenegro avisou que queria “pôr cobro” a greves “injustas”, como aquela que afetou a mobilidade de muitos durante a campanha eleitoral, e lançou o tema na primeira reunião de concertação social da nova legislatura. O objetivo, disse, sem levantar o véu sobre a proposta concreta do Governo, é “ter uma solução legislativa que garanta maior proporcionalidade entre o exercício de direitos e que assegure que, naquelas circunstâncias em que os serviços mínimos, por vicissitudes legais, não são possíveis, possam passar a ser garantidos para assegurar essa proporção”. A próxima reunião de concertação social ficou agendada para o dia 24 deste mês.

Atualidade

Matrículas de veículos automóveis eletrificados tiveram crescimento de 36% até junho

Foram efetuadas 13.106 e 72.407 matrículas de veículos automóveis eletrificados, em junho e até junho, de acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Vieira indignado com ameaça de expulsão de sócio do Benfica quando considera candidatar-se

Num comunicado enviado à agência Lusa, o antigo presidente dos “encarnados”, Luís Filipe Vieira, afirmou que não permitirá que o seu nome seja usado como “bode expiatório” para justificar o que considera serem “fracassos desportivos, perdas patrimoniais e de credibilidade” do atual mandato. Recorda ainda que as suas conquistas ao serviço do clube são “incontornáveis e inesquecíveis”.

Dez anos após ter sido detido, Sócrates começa a ser julgado

Arranca hoje o inédito julgamento de um ex-primeiro-ministro, acusado de três crimes de corrupção, 13 de branqueamento e seis de fraude fiscal no âmbito do processo da Operação Marquês, que se arrasta há 14 anos. O julgamento irá decorrer no Campus da Justiça, em Lisboa, e, apesar de ter estatuto de urgente, as sessões serão suspensas durante as férias judiciais.

Santos Silva não entra na corrida a Belém e espera por candidatura “independente” e “agregadora”

Socialista conclui que a sua candidatura não ser “suficientemente abrangente”, apesar de entender que os candidatos que já estão no terreno “não cumprem as condições para que um vasto campo social e político possa sentir-se representado”. Defende, por isso, que “a melhor candidatura possível” será a de alguém independente, oriundo da sociedade civil.

BCE irá submeter bancos a novo teste de resistência a ciberataques em 2026

Além dos testes à resistência operacional da rede bancária, o BCE irá olhar para os procedimentos de recolha de informação à procura de falhas que impeçam a detecção de riscos financeiros, prometendo ação para as instituições que não estiverem em compliance.

BRICS reúnem no Rio de Janeiro sob ameaça dos Estados Unidos

O presidente Donald Trump deixou claro que, se o bloco das economias emergentes tentasse uma alternativa ao dólar como forma de pagamento global, os países integrantes seriam ‘blindados’ com tarifas de 100%.

Gustavo Paulo Duarte: “Em Portugal ainda se gasta muito tempo para conseguir concretizar projetos”

O Grupo Paulo Duarte investiu mais de 10 milhões de euros numa nova base, que vai poupar um milhão de quilómetros no transporte de mercadorias. O seu CEO explica-nos como.

Fundador e CEO da Dell Technologies é o 17.º mais rico do mundo

A fortuna do empresário Michael Dell foi feita no setor das tecnologias, com a fundação da empresa Dell Technologies, da qual é presidente e diretor executivo.

CEO da Square Asset Management (AM): “População em Portugal aumentou 1% em 2024, é muita casa”

“Há muitos países que fazem campanhas de marketing enorme para atrair procura. Nós que temos procura não somos eficientes a dar a oferta necessária à procura que temos”, disse hoje Pedro Coelho da Square AM.

CEO CaixaBI: “O novo aeroporto é uma infraestrutura necessária. Novos projetos são boas notícias para a banca e país”

“Acabamos por assistir a algumas operações em Portugal, como a venda do Novobanco, mas também fora de Portugal, o Santander acaba de comprar ao Sabadell o britânico TSB Bank. Grandes operações estão se a fazer, já os negócios mais pequenos, os negócios de oportunidade, aí sim temos o tema das avaliações não estarem a atingir os níveis desejados”, disse o presidente do CaixaBI.

Lifetime Achievment Award 2025 atribuído a Luís Magalhães

O homenageado deste ano tem visão estratégica, capacidade de liderança e, igualmente importante, tudo isso lhe é apontado pelos stakeholders – um reconhecimento adicional que não é despiciendo.

“Queremos ser líderes na Península Ibérica”, diz Bruno Bobone, presidente do Grupo Pinto Basto

O gestor realça as qualidades específicas do povo português, que permitem a Portugal ser campeões na internacionalização. No entanto, é preciso que as lideranças afastem o medo do risco.

VdA aposta na internacionalização com objetivos de longo prazo

Managing parter da VdA assume na Advisory Summit 2025 o objetivo de fazer crescer a receita com origem internacional, que hoje em dia ronda os 15%, e sublinha a aposta nos países lusófonos. “Queremos ser a primeira escolha dos clientes e a primeira escolha do talento”, diz Paula Gomes Freire.

Complexidade e instabilidade fiscal “complicam” captação de investimento estrangeiro

Derramas no IRC, alterações constantes a incentivos fiscais ou a incapacidade da AT para lidar com pedidos de informação vinculativa para investimentos altamente relevantes para o país, dificultam a missão de angariar capital estrangeiro, defendem os especialistas na conferência Advisory Summit 2025, organizada pelo JE.

M&A em Portugal abaixo das expectativas em 2025 mas tendência é para crescer

Apesar da instabilidade internacional, cresce o interesse de investidores internacionais em Portugal. No entanto, é preciso garantir a estabilidade política e reduzir a burocracia, alertaram os especialistas na conferência Advisory Summit 2025, organizada pelo JE.

“Vender Portugal é fácil. Difícil é explicar porque é que não funciona”

Simplex? “Usando o Empresa na Hora, o cliente quer constituir uma sociedade e o registo se calhar demora um mês”, lamentou João Ricardo Nóbrega, sócio da EY Law, na conferência Advisory Summit 2025 organizada pelo JE.

“Investidor fugiu depois de estar um ano à espera de informação”

Magda Viçoso, advogada e sócia da Morais Leitão revelou na conferência Advisory Summit 2025, evento organizado pelo JE na Católica Lisbon, que cliente desistiu depois de ter estado um ano à espera após ter submetido um pedido de informação às autoridades tributárias nacionais.

“Imagem de Portugal no exterior caiu nos últimos dois anos”, sublinha partner da EY

Portugal já foi um dos campeões da atratividade de IDE. Mas está a descer no ranking. Tem dois anos para mudar radicalmente o seu posicionamento, antes da previsível chegada do próximo ciclo de IDE: 2027-28. Tema foi alvo de reflexão na conferência Advisory Summit 2025, organizada pelo JE.

Angariar investimento continuará a ser prioridade, garante secretário de Estado da Economia

“Há uma determinação enorme do governo em eliminar tudo o que sejam processos redundantes, acelerar tudo o que sejam os processos de decisão e para garantir uma previsibilidade regulatória no país”, frisou João Rui Ferreira no Advisory Summit 2025 (organizado pelo JE), defendendo que tal é chave para continuar a apresentar Portugal como um destino atrativo de investimento.

Investir em defesa sem preservar Estado social da União Europeia seria suicídio coletivo, considera António Costa

“Aqueles que colocam como opção escolher entre o Estado Social e a investir na defesa é um suicídio coletivo porque ninguém se mobiliza para se defender se não for para defender o seu próprio modo de vida. E o que caracteriza o nosso modo de vida europeu é precisamente a existência deste Estado Social forte”, afirma António Costa em entrevista à agência Lusa em Bruxelas a propósito dos seus seis meses no cargo de presidente do Conselho Europeu.

Chega propõe redução de IRS maior entre o segundo e o quinto escalões

O Chega propõe uma redução de 0,8 pontos percentuais no segundo e terceiro escalões e de 0,9 pontos percentuais no quarto e quinto.

Moçambique espera acordos com Portugal de conversão de dívida em projetos de economia verde

“Há abertura. Há abertura de Portugal e de outros países da União Europeia e nós achamos que isto é extremamente importante, para poder desanuviar, por um lado, a pressão que temos ao nível do orçamento do Estado com o custo da dividas soberana, mas também, por outro lado, dar alguma folga ao nosso orçamento que nos possa permitir fazer mais investimentos e desenvolver Moçambique”, afirmou Daniel Chapo.

Mercados

PSI alcança máximos de 2014 e alívio das tensões comerciais anima

As principais bolsas europeias registaram sentimento maioritariamente positivo. Os mercados ficaram animados pelo acordo que ditou tarifas de 20% dos EUA sobre o Vietname.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quinta-feira

O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira os números dos fatores autónomos de liquidez em junho.

Opinião

Restaurar a natureza é um bom negócio para Portugal

Portugal tem conhecimento técnico, talento e experiência para se tornar uma referência europeia em restauro da natureza. Junte-se ambição política e visão estratégica para incluir esta abordagem nos principais instrumentos de planeamento económico.

Depois de Sevilha, um novo multilateralismo?

A ausência dos Estados Unidos da maior conferência multilateral de financiadores do desenvolvimento do mundo é reveladora de um estilo de política que reflete o recuo do multilateralismo.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.