[weglot_switcher]

Canadá e Suécia anunciam novos acordos de ajuda e cooperação militar com Ucrânia

O anúncio foi feito em Kiev este domingo, 24 de agosto, dia da Independência da Ucrânia, que o PM do Canadá, e o ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, visitam como prova de solidariedade. “A Ucrânia está na linha da frente na luta pela liberdade e soberania”, afirmou Mark Carney.
Ucrânia
Yehor Milohrodskyi/Unsplash
24 Agosto 2025, 16h03

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, anunciaram este domingo, numa visita a Kiev no dia da Independência da Ucrânia, novos acordos de ajuda e cooperação militar.

Carney confirmou que o seu país vai prestar ajuda militar no valor de 2 mil milhões de dólares canadianos (aproximadamente 1,2 mil milhões de euros) sob a forma de “aviões não tripulados, veículos blindados e outros recursos críticos” para a guerra com a Rússia.

“A Ucrânia está na linha da frente na luta pela liberdade e soberania. Após três anos de guerra, os ucranianos precisam urgentemente de mais equipamento militar”, disse Carney durante a sua visita, acompanhado pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Pal Jonson, por sua vez, assinou uma “declaração de intenções” para um acordo de produção conjunta de defesa com o seu homólogo ucraniano, Denis Shmygal.

Este acordo, anunciou Shmygal na sua conta na rede social X, “fortalecerá a cooperação em projetos da indústria de defesa, garantirá a sustentabilidade e a reciprocidade e expandirá o intercâmbio de tecnologia para fortalecer ambos os países”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.