[weglot_switcher]
1329658
Em Foco

Como no Reino Unido, ‘fantasma’ da intervenção do FMI instala-se em França

Duas das maiores economias da Europa juntam-se no mesmo lugar improvável: o daquelas que, com o acumular dos défices, arriscam ter de pedir a intervenção do Fundo Monetário Internacional.

Atualidade

Avaliação das casas sobe 18,7%, para 1.945 euros/m2 em julho

Este valor representa um aumento de 34 euros e uma subida de 1,8 pontos percentuais face ao mês anterior. O número de avaliações bancárias foi cerca de 33,8 mil, o que significou um crescimento de 3,8% em relação a junho e de 3,7% em termos homólogos.

Trump ataca a primeira mulher afro-americana a governar a Fed

Depois de atacar Jerome Powell, Trump persegue agora Lisa Cook, sem provas, com os mesmos argumentos já usados para tentar afastar outros adversários políticos da Casa Branca.

Provedoria de Justiça pede “revisão urgente” do apoio às rendas após identificar “graves irregularidades”

A decisão surge depois de “múltiplas queixas que chegaram à Provedoria de Justiça, tendo esta enviado um documento à atual secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, considerando que existe “uma geral incapacidade de resposta, persistente”, desde a criação do programa Apoio Extraordinário para Pagamento de Renda, em março de 2023.

Reino Unido arrisca caminhar em direção a um resgate do FMI

Economistas alertam para crise de dívida semelhante à da década de1970, a menos que a ministra das Finanças mude de rumo. Mas ainda falta a outra parte: as dívidas privadas, que não param de crescer.

Ações chinesas de carros elétricos são estrelas na bolsa norte-americana

Enquanto a Tesla mantém sua posição de liderança global no setor de veículos elétricos, duas fabricantes chinesas — a XPeng e a Nio — começam a ganhar destaque nos mercados financeiros.

Novas tarifas abalam equilíbrios do comércio mundial

Estão em vigor as novas tarifas globais determinadas pelos EUA. Atingem dezenas de países e variam entre 10% e 41%. A União Europeia será taxada em 15%. Trump quer colher os frutos das novas receitas e ameaça crescimento económico mundial.

UE defende direito soberano de regular tecnologia contra a mais recente ameaça tarifária de Trump

Donald Trump ameaçou impor mais tarifas aos países que implementassem regulamentações digitais. A Comissão Europeia defende o seu direito soberano de regulamentar. O assunto deita por terra a “previsibilidade e estabilidade” do acordo tarifário.

BCE dá luz verde à administração executiva do Novobanco no mandato até 2028

Recorde-se que o CEO do BPCE, Nicolas Naimas, disse aos jornalistas que tenciona também manter Mark Bourke como CEO. “Isto não é uma fusão, é um investimento no Novobanco”, sublinhou.

Presidente da República expressa reservas pelo fim da FCT e criação de “orgânicas pesadas” de “difícil operacionalidade”

Marcelo Rebelo de Sousa promulga a lei que cria a nova agência que vai “congregar todas as dimensões de administração do sistema”, incluindo os recursos humanos, mas deixa no ar preocupações sobre as atribuições das CCDR e a criação de “orgânicas pesadas”.

Mota-Engil no Ranking das 250 maiores Construtoras do Mundo da Engineering News-Record

Na listagem “Top 250 International Contractors”, que classifica as empresas pelo seu Volume de Negócios Global e nível de Internacionalização, a Mota-Engil teve a sua melhor classificação de sempre entre as maiores do mundo.

Da IA à pirataria: direitos de autor estão sob ameaça? Ouça o podcast do JE e VdA, “A quem de Direito”

Tiago Bessa, advogado da VdA, explica no podcast “A quem de Direito”, como as empresas se podem defender numa nova era tecnológica em que a criação de conteúdos ganha uma nova dimensão.

Fed: analistas divergem sobre efeitos de uma baixa da taxa de juro em setembro

Com a possível baixa das taxas de juro pela Fed a 17 de setembro, analistas consultados pelo JE divergem entre a continuação do rally nas bolsas e um efeito limitado, pois o mercado já antecipou essa descida. Dados sobre emprego e inflação, a serem divulgados antes da reunião da Fed, podem impactar o mercado. A probabilidade de um corte nas taxas é de 86%. Esta quarta-feira, os resultados da Nvidia podem agitar os mercados.

Isabel Pires de Lima renuncia à presidência da Fundação de Serralves

Num comunicado divulgado hoje e assinado pela própria, Isabel Pires de Lima, nomeada para a presidência da fundação sediada no Porto no final do ano passado em substituição de Ana Pinho, escreve: “Decorrido mais de meio ano de atividade, e após profunda reflexão, tomo esta decisão por entender que não estão reunidas, ao nível do presente Conselho de Administração, condições de confiança e solidariedade institucional que me permitam exercer o cargo em plenitude”.

Preços de venda e valores das rendas em Portugal atingem novos máximos em agosto 

Imovirtual revela que o preço médio de venda de imóveis subiu para 426.000 euros, refletindo um crescimento mensal de 1% e uma valorização anual de 15% em comparação com agosto de 2024, quando o valor era de 369.000 euros. As rendas também registaram um aumento, alcançando um novo máximo de 1.300 euros, o que representa uma valorização de 2%.

Lucros do banco do BCP em Moçambique caíram para metade no primeiro semestre

Os lucros do BIM Moçambique, banco de grupo português BCP, caíram para quase 1.669 milhões de meticais (22,4 milhões de euros), face ao mesmo período de 2024. De acordo com informação das demonstrações financeiras de janeiro a junho, o desempenho compara com os 3.225 milhões de meticais (43,3 milhões de euros) de resultados líquidos nos primeiros seis meses de 2024.

Mercados

Economia da Europa sob pressão leva a terça-feira negra nos mercados. Banca foi a mais penalizada

A economia dos três grandes países da Europa – Alemanha, Reino Unido e França – já conheceu melhores dias e o resultado foi o sell-off nas praças europeias que ocorreu esta terça-feira. A banca foi o setor mais afetado nas bolsas. Por cá o BCP tombou 2,21%.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

A Mota-Engil apresenta, esta quarta-feira, os resultados do primeiro semestre. No Parlamento, tem lugar o debate sobre a situação dos incêndios em Portugal, com a presença do primeiro-ministro.

Opinião

Ecos de Roma no ruído político do presente

Estratégias baseadas na exploração do medo ou do ressentimento não são uma invenção moderna. Já os romanos dominavam a arte de manipular as emoções como parte da governação.

Participar na transformação social

A transformação social também se faz através do voluntariado: as aprendizagens, experiências e contacto com outros contextos traz valor para dentro das famílias, escola ou empresas.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.