O EFG International, que em Portugal detém o EFG Bank, anunciou esta segunda-feira a aquisição de 100% do Quilvest (Switzerland) Ltd, um banco privado suíço com uma forte presença na América Latina, foco em indivíduos com um património líquido muito elevado (UHNWI) e um historial de sucesso comprovado na consultoria para investimentos no mercado privado.
O valor do negócio não foi revelado.
A conclusão da transação está prevista para o terceiro trimestre de 2026 e está sujeita a aprovação regulatória.
O EFG irá adquirir todas as ações da Quilvest Switzerland em dinheiro e espera que a aquisição reduza o seu rácio de capital CET1 em, no máximo, aproximadamente 70 pontos base. Está prevista a integração da Quilvest Switzerland no EFG Bank.
Giorgio Pradelli, CEO do EFG International: “Estamos ansiosos pela nossa futura parceria com a família Bemberg e por trabalhar com a equipa da Quilvest Switzerland, que contribuirá para o nosso crescimento na Suíça, no Médio Oriente e nas Américas, bem como para expandir ainda mais a nossa oferta holística aos clientes. A aquisição da Quilvest Switzerland demonstra a capacidade do EFG para atrair parceiros que partilhem a nossa cultura empreendedora e o nosso compromisso com a criação de valor a longo prazo, através das gerações.”
O Quilvest Switzerland foi fundado em 1932 pela família argentina Bemberg e é totalmente controlado pela Bemberg Capital, uma holding familiar com sede no Luxemburgo.
O banco tem sede em Zurique e uma presença consolidada em Montevideu, capital do Uruguai. Possui aproximadamente 5,3 mil milhões de francos suíços em ativos de clientes, dos quais 3,9 mil milhões de francos suíços são ativos sob gestão e 1,4 mil milhões de francos suíços são ativos sob custódia.
Esta aquisição “reforça ainda mais a presença da EFG no seu mercado doméstico, bem como em dois mercados-chave de crescimento, a América Latina e o Médio Oriente, e está totalmente alinhada com a sua estratégia e critérios de fusões e aquisições previamente anunciados”, lê-se no comunicado.
Com a integração da expertise em investimento da Quilvest Switzerland, da sua oferta de produtos e da sua experiência no serviço a famílias e empreendedores em diversas regiões na plataforma da EFG é esperado que seja gerada uma “significativa criação de valor”.
O foco da Quilvest Switzerland é o negócio dos UHNWIs (Ultra High Net Worth Individuals), ou seja, dos ultra-ricos domiciliados na América Latina, Europa Ocidental, incluindo a Suíça, e Médio Oriente.
Os clientes de muito elevado património líquido (UHNW) e de elevado património líquido (HNW) representam mais de 90% do total de ativos sob gestão (AuM).
Estes clientes, incluindo a família Bemberg, terão acesso a um conjunto mais alargado de serviços e produtos através da sua parceria com o EFG, explica o banco de gestão de fortunas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com