O Governo norte-americano quer o fim da guerra na Ucrânia até junho. Para isso, Rússia e Ucrânia foram convidadas a participar numa ronda de negociações na próxima semana.
A revelação foi feita hoje pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
“A América propôs pela primeira vez que as duas equipas de negociação – Ucrânia e Rússia – encontrem-se nos Estados Unidos, provavelmente em Miami, durante uma semana. Confirmámos a nossa participação”, disse o líder ucraniano citado pela “BBC”.
Sobre os temas críticos, Zelensky disse que as “questões difíceis continuam difíceis”, incluindo as concessões territoriais que a Rússia quer obrigar a Ucrânia a fazer.
A ideia seria ter os próprios líderes dos países a participarem no encontro, mas que é uma questão ainda em aberto.
“Os americanos dizem que querem fazer tudo até junho. Porquê antes do verão? Pensamos que os temas internos nos EUA terão um impacto”, afirmou Zelensky sem elaborar, mas o certo é que os EUA vão a votos nas eleições intercalares para o Congresso em novembro.
No terreno, a Rússia continua a atacar. “Os russos criminosos levaram a cabo outro ataque massivo contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia”, segundo o ministro da Energia do país Denys Shmyhal, com os alvos a serem redes elétricas, centrais de produção e subestações de distribuição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com