A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou o lançamento de uma nova Obrigação do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), títulos de dívida direcionados para pequenos investidores, e espera acabar 2018 com mais de cinco mil milhões de euros de financiamento dos investidores de retalho, revela esta segunda-feira o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo.
Através desta nova obrigação, o IGCP pretende conseguir 500 milhões de euros de empréstimo e subi para 5,2 mil milhões de euros o valor dos empréstimos obtidos este ano junto dos pequenos investidores. Em 20, os pequenos investidores foram responsáveis por quase 27% do dinheiro pedido pelo Estado.
A presidente do IGCP, Cristina Casalinho, disse ao DN que a emissão de obrigações do Tesouro de quarta-feira foi a última do ano com recurso aos mercados de dívida de médio e longo prazo e que a agência planeia terminar o ano com uma reserva de liquidez de oito mil milhões de euros.
Num comunicado divulgado na sexta-feira, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) adianta que vai realizar no próximo dia 15 de novembro, às 10h30, dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 18 de maio de 2018 e 16 de novembro de 2018, com um montante indicativo global entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros.
De acordo com o programa de financiamento do quarto trimestre de 2017, esta é a última emissão de dívida de curto prazo prevista até ao final do ano. Nos últimos leilões comparáveis de Bilhetes do Tesouro, que ocorreram no final de setembro, o IGCP colocou 500 milhões de euros a seis meses com uma taxa de juro de -0,363% e 1.250 milhões a um ano com uma taxa de juro de -0,345%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com