[weglot_switcher]

‘The line’. Arábia Saudita retira ambição a cidade futurista

Um projeto muito ambicioso e falta de dinheiro levaram as autoridades sauditas a desacelerar o projeto.
7 Abril 2024, 14h00

A Arábia Saudita retirou ambição ao desenvolvimento de uma cidade futurista no deserto, conhecida por The Line, ou linha por ser uma cidade em linha reta.

Inicialmente, o objetivo do Governo era ter 1,5 milhões de pessoas a habitar nesta cidade até 2030, mas a previsão foi revista em baixa: menos de 300 mil habitantes até ao final da década, segundo a “Bloomberg”.

O objetivo seria construir esta cidade em linha em fases atingindo os 170 km ao longo da costa do mar Vermelho. Mas a expetativa agora é atingir os 2,4 km até 2030.

A estrutura terá até 500 metros acima do nível do mar, e 200 metros de largura.

O objetivo é albergar nove milhões de pessoas em apenas 34 km2, sem estradas, automóveis, ou emissões, com energia 100% renovável, servida por um comboio de alta velocidade.

As autoridades sauditas não comentaram.

Além da linha, o projeto Neom inclui uma cidade industrial, portos, projetos de turismo e receber os jogos asiáticos de inverno em 2029, na cidade de Trojena.

Um dos projetos, uma ilha no mar Vermelho foi convertida em destino turístico de luxo, com o nome de Sindalah vai abrir este ano.

Entretanto, um empreiteiro começou a despedir pessoas com o recuo no projeto, que deve-se à falta de aprovação do seu orçamento para este ano por parte do fundo soberano saudita, segundo a agência noticiosa.

A excessiva ambição do projeto está a chocar com o Vision 2030, o programa que visa a diversificação da economia saudita.

Um dos projetos do Neom é uma central de hidrogénio verde, um investimento de oito mil milhões de dólares, com centrais solares e eólicas, com o Reino a ambicionar transformar-se num dos maiores produtores mundiais deste combustível para reduzir a sua dependência dos petrodólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.