Um grupo de 100 líderes republicanos, incluindo vários ex-governadores, declaram esta quinta-feira o seu apoio a Joe Biden, o candidato democrata, na corrida de 2020 à Casa Branca, avança em exclusivo a Reuters.
O grupo “Republicanos e Independentes por Biden”, encabeçado pela ex-governadora republicana de New Jersey Christine Todd Whitman, diz-se motivado exclusivamente pela “missão de derrotar Donald Trump e eleger Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos”, lê-se num comunicado de Whitman.
Outros nomes pertencentes ao grupo são o de Rick Snyder, ex-governador do Michigan até 2019, ou Bill Weld, o antigo governador do Massachussetts que correu contra Trump nas primárias do Partido Republicano.
Snyder, cujo estado natal do Michigan é visto como decisivo na corrida presidencial, justificou a sua posição com as “táticas intimidatórias e divisivas” de Trump, vendo em Biden o homem certo para “iniciar o árduo, mas essencial processo de regenerar a América”. Snyder trabalhou de perto enquanto governador com Biden durante a vice-presidência deste último.
A estratégia do grupo passará pela identificação de eleitores republicanos moderados e independentes em estados tipicamente indefinidos, particularmente mães de meios suburbanos, que não se identificam com a retórica de Trump. Esta quinta-feira é lançado um site do grupo, que planeia depois comprar publicidade pró-Biden.
A eleição presidencial norte-americana realiza-se a 3 de novembro. As últimas sondagens mostram Biden ligeiramente favorito para ganhar a corrida. No Michigan, de onde é oriundo cerca de um quinto do grupo em questão e onde Trump venceu nas eleições de 2016 por 10 mil votos, Biden tem uma vantagem estimada de 4 a 10 pontos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com