[weglot_switcher]

Bruxelas avisa Trump: Limitar exportações europeias vai ter represálias

“Apesar do comércio ter de ser aberto e justo, deve basear-se em regras. A UE está preparada para uma reação direta e apropriada caso as nossas exportações sejam afetadas por qualquer medida de restrição ao comércio por parte de EUA”, disse o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas.
29 Janeiro 2018, 15h52

A Comissão Europeia alertou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que irá sofrer represálias caso imponha medidas protecionistas que prejudiquem as exportações europeias. Bruxelas reagiu assim à entrevista transmitida, este domingo pelo canal britânico ITV, em que Trump classificou a relação entre a União Europeia (UE) e os EUA como “injusta”.

“Para nós, a política comercial não é um jogo de soma nula. Não existem vencedores e perdedores. Aqui, na UE, acreditamos que o comércio pode e deve ser algo em que todos ganham”, afirmou esta segunda-feira o porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas.

“Também acreditamos que apesar do comércio ter de ser aberto e justo, deve basear-se em regras. A UE está preparada para uma reação direta e apropriada caso as nossas exportações sejam afetadas por qualquer medida de restrição ao comércio por parte de EUA”, acrescentou.

Donald Trump tem adotado uma posição vista como mais protecionista, tendo já aumentado as taxas às importações de painéis solares e máquinas de lavar, uma decisão criticada por países asiáticos como a China.

Este domingo, o presidente dos EUA disse à ITV que tem “muitos problemas com a União Europeia” e que se encontrava numa “situação muito injusta” porque é “muito, muito difícil” de colocar produtos norte-americanos na UE, enquanto os produtos europeus pagam “muito poucos impostos” para entrar nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.