[weglot_switcher]

13ª edição dos UK-Portugal Business Awards prestes a arrancar

Os prémios pretendem distinguir as empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e as suas congéneres britânicas que procederam à viagem contrária. Nesta edição, serão premiadas 27 empresas.
29 Março 2023, 11h51

Organizados pelo Department for Business and Trade (DBT) em Portugal, os UK-Portugal Business Awards celebram e reconhecem publicamente “o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e o sucesso das empresas britânicas em Portugal, ao longo do último ano”. A 13ª edição decorre esta quinta-feira, 30 de março, na Residência Oficial do Embaixador Britânico em Portugal, Christopher Sainty.

Organizada pela Embaixada Britânica em Lisboa, UK Department for Business and Trade Portugal, nesta edição serão premiadas 27 empresas.

“Ao reconhecer o sucesso dos investidores portugueses no Reino Unido e o das empresas britânicas em Portugal, este evento vai ao encontro da agenda de crescimento económico do governo britânico, e marca também a continuidade das relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países”, refere a organização em comunicado.

No que diz respeito ao investimento no Reino Unido, nos últimos 12 meses, o DBT registou um total de 14 projetos de investimento, resultando no estabelecimento, aquisição ou participação em empresas e investimento de capital, num valor total de cerca de 2,1 mil milhões de euros (1,9 mil milhões de libras), gerando 195 postos de trabalho em sectores como tecnologia, cibersegurança, indústrias criativas, sector financeiro e construção.

Estes projetos beneficiaram dos serviços de apoio da equipa da Embaixada Britânica e no Reino Unido, sendo distinguidas com o Investment Expansion Award a Kinetikos, a Blocotelha – Steel Constructions e o Endiprev Group. Na categoria de Global Entrepreneur Award serão premiadas a BoxtoLife Caixa Disruptiva, Lda. – O Gabinete, Yacooba-Labs, Propdata (Alfredo AI – Real Estate Analytics) e B10SEC.

Nesta edição serão também distinguidas 20 empresas britânicas a operar em Portugal, “que fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pelo DBT em Lisboa no último ano, e somam entre si um volume estimado de cerca de 340 milhões de euros (299 milhões de libras) em exportações de produtos e serviços nos mais diversos sectores, bem como um investimento global em Portugal de cerca de mil milhões de euros (895 milhões de libras)”.

Neste âmbito, serão premiadas a Bonhams, a Cambridge University Press & Assessment, o Frontier IP Group (com a empresa participada AquaInsilico), a ELEVEN e a Leonardo na categoria de Business Development.

Somando a esta categoria o reconhecimento pelo investimento direto em Portugal, o prémio de Overseas Direct Investment and Business Development será atribuído à Aethel Partners, à BJSS e à Round Hill Capital. Também na categoria de Overseas Direct Investment, serão premiadas a The British School of Lisbon, a Glennmont Partners e a Lightsource bp. A Arrow Global Portugal e Pioneer Point Partners LLP serão reconhecidas com o prémio Outstanding Overseas Investment.

Reconhecendo as empresas que se estrearam no mercado português, o NCC Group, a Lucid Financial Markets e a Aura Power receberão o prémio New to Market.

Na categoria de Market Excellence, serão reconhecidas pelo seu investimento e compromisso de longa data no mercado português a AstraZeneca Portugal, Ebury, Paysafe Group e Savills.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.