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A análise preditiva no mundo real

A análise preditiva liga dados à tomada de decisões ao fornecer informação aos decisores sobre o que está a acontecer e o que poderá acontecer no futuro.
21 Novembro 2023, 07h55

Esta abordagem, que se baseia em análises matemáticas avançadas, pode parecer esotérica e percecionada como uma disciplina académica. O certo é que a multiplicação de casos de sucesso derivados da sua utilização, obriga a que todos nós hoje consideremos que, perante qualquer acontecimento, o mais importante para julgá-lo ou aceitá-lo é ter Informação … e a análise preditiva mais não faz do que transformar dados em informação.

Os algoritmos da análise preditiva processam dados históricos, ‘aprendem’ com o que aconteceu no passado e ao serem aplicados nos dados existentes dão uma resposta fundamentada. A interpretação que cada um faz dessa Informação é que pode ser questionada.

No mundo dos negócios, e tomemos como exemplo a cada vez mais importante relação com os clientes numa empresa, há tipicamente cinco grandes aplicações destas técnicas analíticas:

  • Para atrair mais e melhores clientes;
  • Para aumentar o valor para a empresa dos clientes existentes;
  • Para reter os clientes mais valiosos;
  • Para mitigar o risco inerente a qualquer transação; e,
  • Para detetar e prevenir ocorrências de fraude.

Qualquer uma destas aplicações cria valor para o negócio. Para o compreender é-lhe útil saber que uma solução de análise preditiva é composta por 3 elementos principais:

1. Presença nas decisões de negócio assentes na informação.

É verdade que as decisões estratégicas são mais assertivas se baseadas na análise de dados e em múltiplos cenários estatisticamente relevantes, mas é nas decisões operacionais mais frequentes e repetitivas que, aplicando-lhes procedimentos analíticos, se ganha mais eficiência, maior retorno no investimento realizado e onde o ganho é mais facilmente mensurável.

Por exemplo, a análise das reclamações de cliente obriga-nos a identificar motivos e clientes com maior propensão para passarem para a concorrência, com o objetivo de tomar medidas persuasivas e mantê-los leais à empresa. Como sabe, manter um cliente é sempre menos dispendioso do que conquistar um novo.

2. Integração com os processos e sistemas operacionais.

Há um termo anglófilo muito utilizado pelos cientistas de dados – ‘deployment’. Não é mais do que o processo de fornecer os resultados analíticos – por exemplo, uma probabilidade pré-calculada – nos sistemas operacionais que suportam os processos de negócio.

Nalguns casos pode ser simples, porque existe um só ‘local de entrega’ – por exemplo, um modelo preditivo atribui um valor a cada artigo produzido numa linha de produção conforme a presença de defeito ou não e, no final, cria uma lista ordenada de valores para efeitos de auditoria interna.  Outros casos podem ser bem mais complexos – um modelo de ‘up-selling’ pode ter um único objetivo – recomendar se um produto específico deve ser ou não oferecido a um cliente específico – como pode integrar-se com múltiplos processos e sistemas de forma a assegurar que essas ofertas são feitas através dos canais mais apropriados para cada cliente.

3. O processo analítico

Este é o motor que produz os resultados a entregar à linha da frente (sistemas operacionais do negócio) – captura os dados, calcula resultados e propõe ações.

A partir dos dados sócio-demográficos de cada cliente, dos seus dados comportamentais e dos seus dados transacionais com a empresa são produzidos modelos preditivos usando diferentes técnicas analíticas para a obtenção de um resultado cuja avaliação é feita com base na lógica do negócio (regras, recomendações, exclusões, ….) que obriga à tomada de determinada decisão (ação).

A PSE é uma empresa especialista em Data Science e Pesquisa Avançada que está no mercado desde 1994. No seu dia-a-dia dedica-se a facultar dados relevantes e a desenvolver soluções analíticas à medida, transformando dados em conhecimento.

A nossa oferta ao mercado PSE Business Statistics consubstancia-sae na tecnologia de análise preditiva IBM SPSS, nas suas diferentes componentes de análise estatística, de criação de modelos analíticos e de análise de grandes volumes de dados. Com um grande número de clientes em empresas, departamentos governamentais e entidades do ensino superior e politécnico, apoiamos a sua utilização através de serviços de formação e de consultoria que otimizam a utilização destas ferramentas.

Assente na metodologia PSE (Perceber, Solucionar e Executar) incorporamos a análise preditiva nos processos de negócio dos nossos clientes em áreas tão distintas como o combate à fraude; a otimização de planos de manutenção; a redução de desperdícios produtivos; a maximização de receitas e a avaliação de riscos operacionais.

Conheça-nos melhor em www.pse.pt

 

 

 

Este conteúdo patrocinado é da autoria da PSE.

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