As ações da BP subiram 7% para um máximo de agosto depois de ter sido noticiado que o investidor ativista Elliott Management entrou no capital da empresa, escreve a “Reuters”, sem que tenha sido possível apurar qual a posição assumida.
Os títulos da petrolífera dispararam 7,3% para 464,75 pences nos primeiros minutos de negociação esta segunda-feira, podendo alcançar a maior valorização diária desde fevereiro de 2023.
Este bom desempenho regista-se depois de terem caído quase 16% no ano passado, ficando aquém do de outras empresas do setor. Enquanto a Shell recuou 4%, a ExxonMobil subiu 8% nesse período.
O CEO da BP, Murray Auchincloss, tem tentado recuperar a confiança dos investidores na estratégia da empresa após a demissão do seu antecessor Bernard Looney em setembro de 2023. É neste contexto que o investidor ativista Elliott Management, com sede nos EUA, quer avançar com mudanças na empresa para melhorar o seu desempenho, referem fontes próximas do processo.
A “Bloomberg” escreveu no sábado que a participação da Elliott na BP é “significativa”. As fontes contactadas não adiantaram qual a participação exata, nem a BP ou a Elliott quiseram comentar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com