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AIMA alvo de mais de 200 reclamações registadas no Portal da Queixa

A mudança do SEF para a nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) ocorreu há um mês,  mas a agência já recebeu mais 200 reclamações no Portal da Queixa. 
28 Novembro 2023, 21h27

A mudança do SEF para a nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) ocorreu há um mês,  mas a agência já recebeu mais 200 reclamações no Portal da Queixa.

Entre outubro e novembro deste ano, já foram registadas 207 reclamações dirigidas ao SEF/AIMA.

A demora na obtenção dos documentos e dificuldade de contacto continuam a motivar as principais queixas dos cidadãos. Seguem-se os problemas com a entrega de documentos (onde também há relato de extravios), a motivar 14.5% das ocorrências.

A absorver 10,5% das reclamações do último mês estão os constrangimentos com o agendamento, ou seja, são reportadas dificuldades em realizar agendamentos na AIMA.

A denúncia de problemas relacionados com o pagamento de taxas do serviço, referentes às dificuldade para o pagamento do DUC (Documento Único de Cobrança) e pagamentos efetuados que não foram confirmados pelo sistema também estão na lista das queixas.

Assim como os problemas para utilizar a plataforma online do SEF/AIMA que também concentram algumas reclamações. Os cidadãos descrevem dificuldades com o login, indisponibilidade da plataforma ou dificuldade para recuperar a password.

Desde o início do ano, o número de queixas contra o serviço que antes era feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disparou 158%, face a 2022.

Desde o início do ano, e até ao dia 27 de novembro, foram registadas 2117 reclamações na plataforma relacionadas com o serviço do SEF (agora AIMA), um crescimento na ordem dos 158%, comparativamente com o período homólogo de 2022, onde se verificaram 820 queixas.

A nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo, que abriu portas há um mês para substituir parte do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), começou com a herança de mais de 350 mil processos de regularização pendentes do SEF.

Resolver os “pendentes” foi a prioridade apontada pelo presidente da AIMA, Luís Goes Pinheiro, que reconheceu a necessidade de “criar condições para resolver os problemas das pessoas o mais célere e eficaz possível”.

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