O aumento do custo de vida, por conta da inflação, está a levar ao crescimento de fraudes, revela um novo estudo da Airbnb para Espanha e Reino Unido, ainda que este aumento não seja exclusivamente destes dois países.
Com a chegada das férias, a Airbnb e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estabeleceram uma parceria para “aumentar a sensibilização para as fraudes e manter as pessoas seguras online quando reservam as suas férias”.
Enquanto turistas que procuram uma boa pechincha para as férias, os burlões levam as pessoas a pagar por transferência bancária e convencem-nas através de chamadas telefónicas de um produto que não é verdadeiro.
“Apelamos aos viajantes para que estejam mais atentos quando reservarem as suas férias de verão este ano. Se acredita ter sido vítima de uma burla, não hesite em denunciar o facto em qualquer esquadra de polícia”, adianta a PSP em comunicado.
“Recomendamos sempre que forneça todos os detalhes e dados que possam facilitar a investigação, tais como recibos que comprovem o pagamento, capturas de ecrã ou o contacto de quem está a tentar aplicar a burla”.
Monica Casañas, CEO da Airbnb Marketing Services SL, lembra que “muitos de nós podemos estar ansiosos por poupar algum dinheiro ao reservar férias, o que faz com que seja a altura ideal para os burlões se aproveitarem de quem procura um bom negócio”.
Desta forma, e por ser um tema recorrente durante as férias, a CEO acrescenta que comunicar e pagar à Airbnb “ajuda a proteger-lo contra fraudes, e a nossa parceria com a PSP mudará os viajantes a manterem-se alerta quando planearem uma viagem bem merecida”.
Como detetar fraude?
Nunca clicar em links inesperados: Seja em mensagens de correio eletrónico, mensagens para o telemóvel, publicações em redes sociais ou sites, a PSP lembra que estes podem levar a falsos sites concebidos para burlas específicas.
Desconfiar de ofertas baratas ou depósitos elevados: Caso uma proposta pareça “boa demais para ser verdade”, a PSP lembra que se pode tratar de uma burla e que o melhor a fazer é “terminar imediatamente qualquer comunicação”.
Pagar com cartão e evitar transferências: a PSP adianta que o pagamento com cartão de crédito “oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o dinheiro perdido”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com