[weglot_switcher]

Albuquerque indigitado como presidente do Governo Regional da Madeira

PSD e CDS-PP alcançaram acordo parlamentar. A solução apresentada foi suficiente para convencer o Representante da República, que considerou existirem condições para aprovar o Programa de Governo no parlamento regional. Sobre a solução governativa que junta PS e JPP, Ireneu Barreto sente que “não tem qualquer hipótese de ter sucesso”.
29 Maio 2024, 15h16

Já é oficial. O líder do PSD, Miguel Albuquerque, acaba de ser indigitado, esta quarta-feira, como presidente do Governo Regional da Madeira.

O Representante da República, Ireneu Barreto, prometeu indigitar Albuquerque para liderar o executivo madeirense depois das audições aos partidos realizadas na passada terça-feira. Considerou que a solução apresentada pelo PSD, que tem um acordo parlamentar com o CDS-PP, tem condições para ver o seu programa aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira.

Já a solução governativa apresentada pelo PS e Juntos Pelo Povo (JPP), disse Ireneu Barreto, “não tem qualquer hipótese de ter sucesso”.

No dia em que é indigitado, Albuquerque considerou existirem condições de estabilidade para o cumprimento de toda a legislatura.

“Acho que sim, acho que é isso que as pessoas querem”, referiu o governante. “Sinto-me muito bem e, neste momento, a minha ideia é apresentar ao senhor conselheiro [representante da República] a composição do governo na segunda-feira, às cinco horas, e depois tomar posse na quinta-feira”, salientou Albuquerque.

A Assembleia da Madeira toma posse a 5 de junho e o executivo no dia seguinte.

PSD e CDS-PP somam 21 deputados na Assembleia Legislativa da Madeira, enquanto que PS e JPP têm 20 deputados. Contudo, os social-democratas e centristas ficam a três deputados de atingir a maioria absoluta no parlamento regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.